10 setembro 2009 22:55
Manuela Ferreira Leite lançou o repto à directora-adjunta de informação da RTP, Judite de Sousa, no final de um frente-a-frente televisivo para as legislativas com o líder do CDS-PP, Paulo Portas. Clique para visitar o dossiê Portugal 2009.
10 setembro 2009 22:55
A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, sugeriu hoje à directora-adjunta de informação da RTP, Judite de Sousa, que convidasse a jornalista da TVI Manuela Moura Guedes para fazer a estação televisiva pública.
Clique para aceder ao índice do Dossiê Portugal 2009
Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ POLÉMICA COM JORNAL NACIONAL
Depois de se ter falado do fim do Jornal Nacional de sexta-feira da TVI, apresentado por Manuela Moura Guedes, a presidente do PSD disse a Judite de Sousa: "Eu ia lançar-lhe um repto relativamente ao ponto que levantou".
"Quando o professor Marcelo Rebelo de Sousa saiu da TVI foi convidado para a RTP para fazer os seus comentários e cá se mantém. Como a doutora Judite é directora, penso que de informação, eu sugeria-lhe que convidasse a Manuela Moura Guedes também aqui para o telejornal", acrescentou.
Judite de Sousa corrigiu que é apenas "directora adjunta" e não respondeu ao repto de Ferreira Leite.
Quanto à atitude do Governo em relação à comunicação social e aos negócios, Portas considerou que este "tenta controlar" esses sectores. Ferreira Leite sustentou que não tenta, "faz".
O presidente do CDS-PP estendeu as suas críticas ao Governo Regional da Madeira, enquanto a presidente do PSD defendeu que não são situações comparáveis.
Silêncio sobre eventual coligação
O presidente do CDS-PP alegou que Manuela Ferreira Leite, "não ganha sozinha" as legislativas, num debate em que ambos evitaram comentar a possibilidade de uma coligação entre os respectivos partidos.
No início do frente-a-frente televisivo, transmitido pela RTP, Manuela Ferreira Leite afirmou que o seu objectivo é que "o próximo primeiro-ministro não seja o engenheiro José Sócrates" e argumentou que para isso o PSD tem de sair vencedor das legislativas.
Ao longo do debate, Paulo Portas sustentou que o CDS-PP "é claro" nas diferenças em relação ao PS, enquanto o PSD "é ambíguo" e, no final, alegou que "a doutora Manuela não ganha sozinha".
"Como é que sabe?", interrogou a presidente do PSD.
Questionada sobre a possibilidade de governar com o CDS-PP, Ferreira Leite respondeu: "Eu não falo sobre cenários". Contudo, quis saber se Portas "tanto admite apoiar um Governo do PSD como do PS".
Sem esclarecer se admite ou não governar com aqueles dois partidos, Paulo Portas argumentou que "os votos no CDS servem para tirar de lá o PS", enquanto "no PSD há gente a defender o bloco central".