Deputado europeu virtual

Voos da CIA "passam" por Second Life

24 fevereiro 2008 14:27

José Antunes, enviado ao Second Life

Paulo CasacaEU, o avatar do eurodeputado Paulo Casaca, deu segunda conferência em Second Life

O deputado europeu Paulo Casaca, do Partido Socialista, levou a Second Life a questão dos voos da CIA para Guantanamo Bay, para uma sala cheia. Ao jeito de Second Life, claro.

24 fevereiro 2008 14:27

José Antunes, enviado ao Second Life

Comparar o que sucede no mundo virtual com a realidade, está fora de questão. Por isso mesmo a trintena de avatares de pessoas que  se sentaram na sala de conferências preparada para o efeito corresponde a uma sala cheia em termos do quotidiano das pessoas que só têm uma vida.

Paulo Casaca tem duas... a sua de deputado e a que vive no Second Life, como PauloCasacaEU, o avatar que tem usado desde que pela primeira vez decidiu que SL era uma boa forma de levar mais longe a mensagem que pretende transmitir.

O evento, com entrada restrita, proibição total de armas e avatares de crianças, foi organizado com assistentes que ajudaram os participantes menos à vontade a fazerem coisas como... sentar numa cadeira. Uma vez toda a gente instalada, o conferencista animou-se no palanque e saudou os presentes.

Guantanamo melhorou

A conferência foi muito concorrida, tendo em conta as limitações de Second Life

A conferência foi muito concorrida, tendo em conta as limitações de Second Life

As perguntas choveram, não distantes das que seriam formuladas no mundo real, provando que as pessoas levam para o lado de lá as mesmas preocupações, mesmo se por vezes despem tudo isso e vivem a fantasia de voar, sonhar e brincar que Second Life permite.

Apesar de alguns problemas técnicos usuais nestas conferências - pessoas sem som, necessidade de reiniciar Second Life individualmente - a sessão correu bem, sobretudo porque para lá dos 30 minutos em que Paulo Casaca falou de um provável "complô" para denegrir a imagem de Portugal no caso dos voos de Guantanamo Bay, explorando os diferentes aspectos da história, as perguntas animaram a conferência.

No final Paulo Casaca afirmou estar convencido de que os prisioneiros passaram pelo nosso espaço aéreo, por razões geográficas, salientando, contudo que, de qualquer modo Portugal é um aliado dos Estados Unidos e não seria fácil recusar essa passagem. O deputado, em resposta a uma outra questão colocada, sugeriu que as condições em Guantanamo Bay terão também mudado, depois da exposição mediática que o local teve.

Nada de novo saiu, como seria de calcular, desta reunião de 30 pessoas em Second Life, até porque muitos dos que foram já sabiam ao que iam e estão atentos para este tipo de questões. Mas o facto de se referir o tema ali sugere que as pessoas que vivem do lado de lá mantêm um olhar atento sobre o lado de cá. Mais, porventura, do que os que estão somente deste lado... E por isso mesmo não esquecem o problema que Guantanamo Bay criou.

Documentário

O documentário de Halden Beaumont funde realidade e mundo virtual, provando que existe uma ligação

O documentário de Halden Beaumont funde realidade e mundo virtual, provando que existe uma ligação

Este e outros, porque Paulo Casaca é o mais interventivo dos deputados europeus no que aos mundos virtuais toca. De facto já anteriormente usou a plataforma para uma outra conferência, essa subordinada ao tema da guerra no Iraque (From Berlin to Baghdad:Lessons to be taken from the Iraqui Drama). Tem espaço em Second Life (http://slurl.com/secondlife/Avalon%20Isle/25/102/25), paredes meias com o Babel Project (http://slurl.com/secondlife/Avalon%20Isle/61/131/23), que organizou as duas conferências e que é uma plataforma educativa,  para apoio a projectos associados a Second Life. Paulo Casaca suporta o projecto.

Neste espaço de Second Life é ainda possível ver, de momento, um vídeo alusivo ao trabalho de Paulo Casaca. O filme, de características documentais, foi feito em Second Life por Halden Beaumont, o cineasta português de SL, que explora as potencialidades do machinima dentro do mundo virtual, além do multimédia do mundo real, e em breve terá mais "metros de celulóide" virtual (para usar uma expressão antiga) para mostrar. 

Concerto no Tagus

Enquanto se prepara tudo para noites de recordação dos Pink Floyd e AC/DC no SL português, é tempo de escutar, já no sábado à noite, (22 de Fevereiro) o concerto dos BedNoise na abertura do Tagus Club. A festa, que começou na sexta-feira, reuniu Dj's que também enchem a noite de sábado, após os BedNoise... irem para a cama? O Tagus é em http://slurl.com/secondlife/Ghastbury/93/43/94 . O concerto dos BedNoise em http://slurl.com/secondlife/Speedstar/53/228/98.

FIAT virtual

Depois de ter começado com um espaço virtual simples, a FIAT avançou para uma mais ambiciosa presença em Second Life. Agora, quem visitar o espaço (em http://slurl.com/secondlife/Fiat/133/130/26) pode ver um veículo da marca ser montado e apreciar uma série de outras coisas... Segredo, o espaço da marca italiana é de construção brasileira.

Cervantes em SL

O Instituto Cervantes abriu um espaço em Second Life, estendendo para ali a actividade da instituição criada pelo governo espanhol em 1991. Um dos projectos anunciados é o do ensino do espanhol em Second Life. Alunos da rede mundial do instituto foram escolhidos para essa experiência piloto, que integra as aulas virtuais com jogos criados em Second Life que obrigam ao uso da língua... de Cervantes.

Tailândia faz planeta

Não é em Second Life mas em Entropia que o governo da Tailândia está a erguer a Ciber City, um espaço de tecnologias da informação que vai alojar-se num... planeta dentro do universo de Entropia. A cidade vai ser uma cópia de um espaço real, destinado a acolher novas tecnologias, que está a ser criado na Tailândia real.