26.ª Concentração Internacional de Motos

Motards de Faro tornam-se virtuais

20 julho 2007 12:23

Na 26.ª edição da Concentração Internacional de Motos do Moto Clube de Faro, o evento estende-se à Internet, dando lugar à I Concentração Motard Internacional SL. Em Second Life, claro.

20 julho 2007 12:23

Concurso de miss T-shirt molhada, strip-tease no palco durante a exibição da banda de punk rock portuguesa Tara Perdida, e a animação habitual dos encontros de motards, eis o que espera quem visitar a ilha de Portugal, em Second Life, durante este fim-de-semana.

Enquanto no Algarve o Moto Clube de Faro anima a região com um dos mais importantes eventos que ali tem lugar, em Second Life os organizadores da versão virtual tentam criar um espaço que permita a quem não pode deslocar-se a Portugal ou simplesmente tem curiosidade de saber como é um encontro de motards, ter um cheirinho da emoção. Longe ficam Joe Cocker ou Rui Veloso, alguns dos nomes que animam a real festa algarvia, mas prometida está a presença de uma banda portuguesa, os Tara Perdida, grupo nascido a 10 de Junho de 1995, que vão estar no palco da ilha Portugal para animar a noite dos festeiros.

Violeta Yakan, do Portugal Main Land, responsável pela organização do encontro virtual, disse ao Expresso que este concerto, gravado antecipadamente, para garantir que nada falha no momento da festa, vai ter os avatares dos músicos no palco, para criarem o ambiente de um verdadeiro concerto.

Além do palco para o concerto, o espaço criado para a I Concentração Motard Internacional SL integra uma pista onde os motards podem exibir-se, uma loja de motos, um parque de campismo para quem deseje ficar a noite, e outras atracções. É possível comprar motos virtuais, camisolas com o logótipo do Moto Clube de Faro e até blusões de motard. A organização planeia dar à festa virtual o mesmo ritmo da real, até espalhando lixo virtual pelo solo, para simular o que vai suceder em Faro neste novo encontro de entusiastas pelas motos vindos de todo o mundo.

A tentativa de emular a realidade é, de facto, uma das vertentes de Second Life. E mesmo se as diferenças existem, há sempre quem procure transferir para ali um pedaço da existência material. Talvez por isso mesmo Abelv Vollmar está orgulhoso da “regie” de som e luz que surge defronte do palco que os Tara Perdida vão usar. A “regie”, que já foi usada no concerto de final da campanha de António Costa, é muito provavelmente, diz-me, “a primeira ‘regie’ de palco usada em SL que tem controlos que funcionam”. Com algumas semelhanças com uma mesa de mistura e controlo das usadas em concertos, a mesa defronte do palco está protegida por paredes invisíveis, porque “as pessoas andavam sempre aqui a mexer”.

Aberta a porta de acesso, Abelv Vollmar é o rei dos botões, criando um espectáculo de magia de luz a partir daquele ponto. Pode abrir a cortina do palco, controlar a velocidade, cor e direcção dos diferentes conjuntos luminosos. A secção sonora está por ora inactiva, mas foi usada no concerto da campanha e voltará a ser usada sempre que necessário.

O informático que se esconde atrás do avatar Abelv Vollmar adora fazer este tipo de programas. Afirma que adquiriu o conjunto de luzes, o modificou como desejava – programação informática, claro – e que depois, em vez de esconder o sistema de controlo, pensou em montar à vista de toda a gente uma verdadeira “regie”. Aí divergiu da regra e deu às pessoas um novo tema de conversa. E ao jornalista do Expresso uma história para contar aos leitores. Porque é desta magia dos pequenos truques informáticos que Second Life vive.

Quem passar pelo local do concerto no fim-de-semana vai poder ver, por exemplo, o logótipo do Moto Clube de Faro a surgir no palco, ou as caveiras no topo encimadas por chamas. Tudo preparado por uma equipa que ao longo dos últimos dias, tal como sucede em verdadeiros concertos, se certificou de que cada pormenor do local da festa estava funcional. Até o camarim criado para os artistas e a parede invisível com que os “penetras” esbarram quando pretendem chegar ao palco.

A experiência ganha com o concerto de António Costa, em que a audiência subiu ao palco, exigiu a elaboração de novos programas para proteger os avatares dos Tara Perdida de um contacto demasiado directo com o público. Até porque numa festa de motards nunca se sabe o que pode suceder. Mesmo que virtual.

 

CURTAS DOS MUNDOS VIRTUAIS

Disney dá mundo a Nintendo

A Disney vai desenvolver um serviço grátis, semelhante a um mundo virtual, para a consola Nintendo DS. Permitindo conversar, criar um avatar e trocar objectos de jogo com jogadores no mesmo espaço ou no outro lado do mundo, através da ligação Wi-Fi da Nintendo, o serviço, designado Dgamer, vai estrear em torno do jogo The Chronicles of Narnia: Prince Caspian. Vai ser necessário esperar até Maio de 2008 para ver o resultado.

Messenger ganha animais

A Microsoft assinou uma parceria com os criadores de GoPets, um mundo virtual coreano que permite ter e tratar animais virtuais, para integrar o universo no Windows Live Messenger, estendendo assim as características da interface de comunicação do Windows. Um sinal de que a empresa explora o aspecto social destes universos, porventura traçando já o futuro, também, de um universo virtual na consola Xbox 360.

Second Life nos tempos livres

Um relatório recente da Market Truths sugere que as pessoas passam mais tempo em busca de divertimento em Second Life do que no mundo real... o que confirma um outro indicador recente que sugere ser fácil aos jovens terem uma vida real espartana e divertirem-se doidamente em SL. A sondagem indica que 80% do tempo das pessoas que participaram na sondagem, o que representa mais de 16 horas por semana, se divertem e socializam em Second Life. Somente 10 horas semanais são dedicadas a entretenimentos da vida real, indica o relatório.

Richard Branson virtual

Sir Richard Branson não podia deixar de interessar-se pelos mundos virtuais. Com A World of My Own, o excêntrico britânico pretende entrar na corrida, se bem que o seu modelo de negocio não seja tanto um Second Life, mas mais uma mistura do sistema de distribuição de jogos da Steam (o melhor do mercado) com as características de um Home (da Sony para a PlayStation 3).

Jogadores ocasionais

A NMTV Networks (Nickelodeon Kids) vai investir 100 milhões de dólares nos próximos dois anos em títulos lúdicos, sites e plataformas para jogadores ocasionais. Segundo responsáveis da empresa, com mais de 86% dos míduos entre os 8 e os 14 anos a jogarem online, achamos que este é o momento ideal para os jogos destinados a jogadores ocasionais. O investimento vai beneficiar as audiências mas também os nosso parceiros. Esta decisão da NMTV vai obrigar a introduzir mudanças drásticas nos serviços Nicktropolis, AddictiogGames e Neopets.