9 março 2008 16:30

O novo espaço da IBM dedicado à saúde vai mostrar as opções da companhia para o futuro
A abertura pela IBM de toda uma ilha, em Second Life, dedicada à saúde é um sinal dos tempos. E em Abril os médicos reúnem-se em congresso. Virtual, claro.
9 março 2008 16:30
A abertura - mesmo que até agora reservada à Imprensa e a alguns especialistas - da IBM Virtual Healthcare Island sinaliza um novo passo da presença da companhia no mundo virtual de Second Life. A ilha oferece uma representação tridimensional dos desafios com que se confronta a indústria da saúde e o papel que a informação tecnológica terá na transformação do sistema global de cuidados de saúde para ir ao encontro das necessidades do público.
A ilha representa, indica a IBM, a visão estratégica para a área apresentada pela empresa em Outubro de 2006, no documento Healthcare 2015: Win-Win or Lose-Lose, A Portrait and a Path to Successful Transformation, documento disponível para download em português do Brasil no site da IBM dedicado à saúde. O documento pinta um quadro negro dos sistemas de saúde no ano 2015 - nos Estados Unidos e em muitos outros países - e traça alternativas aos piores cenários, numa política que passa pela tomada de decisões difíceis, trabalho árduo e enfoque no consumidor.
A ilha entretanto criada em Second Life permite ao visitante aceder a uma demonstração interactiva dos padrões abertos da IBM no que respeita a arquitectura de troca de dados de saúde (HIE - Health Information Exchange). Criada por um grupo da IBM Índia sob gestão de responsáveis americanos, a ilha permite explorar o que pode ser um sistema de saúde num futuro não muito distante, segundo a visão da IBM.

O paciente pode experimentar os diversos serviços de uma cadeia integrada de prestação de cuidados de saúde
Saúde em casa
A viagem começa no lar do paciente, onde o avatar pode criar os seus próprios registos de saúde (PHRs - Personal Health Records) num ambiente seguro e privado, apreciando depois a integração dos mesmos nos sistemas - Electronic Medical Record - que permitem a sua utilização em diversas unidades médicas. No conforto do lar o paciente pode medir a pressão arterial, fazer recolha de sangue, medir os níveis de açúcar e integrar no ficheiro todos os dados clínicos obtidos do seu médico.
Percorrendo as diferentes secções da ilha é possível apreciar como o sistema totalmente integrado EHR - Electronic Health Record permite a utilização dos dados ao longo de uma rede dando acesso aos mesmos só aos sistemas de saúde e familiares autorizados.
No laboratório é possível apreciar áreas de radiologia e pesquisa que explicam ao avatar as vantagens do sistema HIE. Nesta área é possível fazer testes a partir de um quiosque de atendimento. Na clínica é simulado o exame de um paciente, com a emissão de uma receita electrónica, um passo mais na explicação virtual do funcionamento do sistema integrado da IBM.
Receita electrónica
A farmácia, o passo seguinte, permite obter os medicamentos da receita, ao mesmo tempo que os registos de saúde - PHRs - são actualizados com os dados da medicamentação. Neste ponto é salientada a importância que este tipo de registos tem para evitar a mistura de fármacos que podem ser contra-indicados de tomar em conjunto com outros.
No hospital, um edifício de ar futurista, o paciente tem o primeiro contacto com o que pode ser um hospital do futuro. No hospital o avatar pode desencadear um simulacro de emergência, que o levará a verificar o processo de resolução de uma emergência, de novo com recurso ao sistema PHR para garantir o melhor tratamento de cada caso.
Além destes espaços, a ilha da IBM tem uma área de recepção de visitantes, um anfiteatro para conferências com um imenso ecrã de vídeo, para apresentações. Os visitantes podem deslocar-se entre todas estas áreas usando "transportadores" ou simplesmente voando, como toda a gente faz em Second Life.
Este espaço virtual não é uma brincadeira de crianças. Para a IBM representa "uma ferramenta para todos os prestadores de saúde bem como para todos os vendedores deste segmento da companhia". Segundo Dan Pelino, director geral da área de Cuidados de Saúde e Ciência da Vida "este novo espaço virtual oferece uma importante fonte de informação para mostrar como o planeamento, o uso de arquitecturas expansíveis, a interoperabilidade HIE, o uso de dados para a análise de cuidados de saúde, a qualidade, bem-estar e gestão de doenças estão a ajudar a transformar a indústria."

Até o serviço de emergências funciona para mostrar a eficácia... por ora virtual, do sistema
Cientistas no metaverso
A ilha vai servir como uma área de demonstração sempre em actualização, explorando as capacidades revolucionárias da comunicação através de mundos tridimensionais. Um vídeo documental sobre a ilha está também a ser produzido.
Este podia ser somente um caso isolado de uso de Second Life na área da saúde, mas não é. Em Abril a primeira reunião virtual de cirugiões tem lugar no mundo virtual. Segundo a iVAS -International Virtual Association of Surgeons, "a Internet mudou drasticamente os modos de comunicação científica nas duas últimas décadas. No entanto, uma outra onda de mudança tornou-se recentemente evidente, com o desenvolvimento de mundos virtuais como Second Life. Este meio permite aos utilizadores comunicarem entre si num espaço grátis, online, designado metaverso."
Para os responsáveis pelo encontro, "Second Life oferece actualmente um crescimento exponencial, e tem mais de dez milhões de utilizadores em todo o mundo. A indústria da saúde tem sido importante nessa evolução e Second Life é cada vez mais usado por órgãos governamentais como a NASA, instituições educativas como o Imperial College of London e comunidades científicas como a Nature."
Congresso de medicina
O que mais atrai os cirurgiões da iVAS são as capacidades do mundo tridimensional: através do uso de um avatar, que representa cada membro, podem ver-se e comunicar como no mundo real. Os residentes podem falar usando a voz ou escrevendo através de mensagens instantâneas, gestos do corpo, apresentação de imagens e mesmo vídeos. Isso cria uma sensação de proximidade que facilita um método de interacção mais orgânico. Além disso produtos cirúrgicos experimentais e modelos podem ser criados de forma detalhada em 3D, para serem manipulados pelos utilizadores.
A consciência dessa realidade (virtual) levou o grupo de cirurgiões e cientistas a decidir mudar a forma como as comunicações científicas são actualmente realizadas. Pretendem organizar conferências totalmente no mundo virtual. Razões? Reduz os custos de participação, torna desnecessário viajar e cria novas redes de pesquisa cirúrgica ao redor de todo o mundo.
Vinhos em SL
O lançamento do vinho Cloé da Mafyl no Corte Inglês, em Lisboa, sucedeu em simultâneo com uma festa de apresentação do vinho em Second Life, espaço que a Mafyl decidiu usar para promover o vinho e a sua loja virtual, Spazio Mafyl, na Utopia Portugal. Palco, DJ e música até às tantas do mundo real fizeram a festa.
Um skate de bits
A área de software da Siemens decidiu lançar em Second Life uma ferramenta interactiva que permite aos avatares explorarem as possibilidades criativas do software de CAD criando uma Razor Scooter, (uma prancha de skate especial) um brinquedo popular nos Estados Unidos. A empresa acha que mundos como Second Life são excelentes para demonstração de aplicações do mundo real e está interessada em explorar esse potencial, como aliás demonstra na "ilha" que tem em Second Life.
Os dias Klepht
A 6 de Março entraram em SL para a conferência de Imprensa. No dia 10 lançam o primeiro álbum, a 11 fazem o concerto do mesmo, e a 12 estão em SL para tocar as 11 faixas do álbum e conversar com quem quiser saber como foi chegar até aqui. São os Klepth, a nova banda portuguesa. Saiba mais em www.klepht.com.
Festival da Primavera
Apesar de ser um jogo, LOTRO - Lord of the Rings Online pretende ter uma comunidade viva, e por isso mesmo o festival comemorativo da estação do ano começou este fim-de-semana, com múltiplos eventos que empurram os jogadores para um convívio social mais intenso, através de jogos de carácter social. Se nunca experimentou aproveite as habituais versões de teste para sete dias e... aventure-se na Terra Média.
HTML virtual
Já sabemos que o HTML é virtual, mas agora é-o duplamente, porque pode surgir num "prim" - os blocos básicos de construção - de Second Life. Agora já é possível ver páginas da web "dentro" do Second Life, algo que até agora obrigava a abrir o navegador próprio. Ainda é limitado, mas é o caminho, nesta actualização do próprio programa de acesso a SL, que já integra o Windlight na Release Candidate lançada. Ou nas RC que estão a surgir nestes dias, com sucessivas correcções...