24 maio 2008 9:01
Pouco energética, rica em fibra e muito hidratante, a alface é o alimento ideal para quem quer manter a forma em tempo de calor.
24 maio 2008 9:01
A alface é um daqueles vegetais que nunca faltam num supermercado. Mas é no tempo quente que é mais apetecível, e não tem de ser consumida apenas em salada. Guerrieri propõe usar também "este maravilhoso, leve e baixo calórico" ingrediente numa receita de inspiração italiana: massa com pesto de alface. "É um prato vegetariano perfeito, que pode ser facilmente transformado em algo mais rústico, bastando para isso juntar carne ou peixe à massa." Para ter pesto sempre à mão de semear, o chefe do Mezzaluna faz uma porção extra, congela-a em cuvetes, desenforma os cubos e guarda-os dentro de um saco no congelador. Depois é só ir tirando a quantidade necessária para cada uma das refeições. Como ele diz, "não há nada mais simples do que isto".
Existem mais de 100 espécies de alface. Roxa, frisada, francesa, icebergue e romana são as mais comuns. Quanto ao sabor, são todas muito parecidas. A francesa poderá ser ligeiramente mais amarga e a roxa, por ter as folhas mais duras, é a melhor para consumir cozinhada. Na composição nutricional destacam-se a água (95,9 g em 100 g de alimento), a fibra (1,3 g/100 g) e o baixo valor calórico (12 kcal/100 g).

500 gramas de massa rigatoni; duas alfaces; 20 échalottes; 100 gramas de queijo parmesão ralado (opcional); 3 colheres de sopa de pinhões; 5/10 folhas de manjericão fresco; azeite; sal e pimenta
Coza a massa "al dente" em água temperada com sal. Escorra (sem lavar) e reserve. Mexa a massa de vez em quando enquanto arrefece. Corte a alface e coloque-a num copo misturador. Junte o parmesão ralado (opcional), os pinhões, o manjericão e um pouco de azeite. Misture tudo até obter um puré cremoso. Tempere com sal e pimenta e reserve. Salteie as échalottes descascadas em azeite, até ficarem macias e douradas. Antes de as retirar do lume, salpique-as com açúcar. Mexa bem e reserve. Coloque a massa numa taça e misture-a com o pesto de alface. Antes de servir, junte uma boa quantidade de azeite, mexa, rectifique os temperos e coloque algumas échalottes em cima a decorar. Espalhe queijo parmesão ralado (opcional). Sirva à temperatura ambiente.

1 olho de radicchio (da família da chicória); 1/2 molho de espinafres; 1 alface média; 1 molho de agriões; 3 endívias
Lave, seque muito bem e corte finamente cada um dos vegetais, à excepção das endívias. Tempere separadamente cada uma das saladas com molho vinagreta (azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta). Rectifique o sal e a pimenta. Encha folhas de endívia com os diferentes vegetais temperados e sirva.
