20 junho 2007 0:00
Ainda sobram ecos da polémica suscitada pela instalação do Cubo do escultor José Rodrigues na Praça da Ribeira. Muito mais tarde veio o S. João Baptista de João Cutileiro e antes impusera-se já o poderoso painel "Ribeira Negra" de mestre Júlio Resende. As três obras são o centro das atenções do próximo passeio do Expresso. Inscreva-se gratuitamente através do "e-mail": passeiosporto@expresso.pt.
20 junho 2007 0:00
Muito do sentir do Porto passa pela Ribeira. A praça é o ponto de partida para mais um passeio do Expresso.
Sabia que:
Aquela que é uma das mais antigas praças do Porto foi transformada no séc. XVIII por iniciativa de João de Almada e Melo?
Com as alterações efectuadas na praça foi necessário remodelar também o Cais, que começava a ser insuficiente para a actividade ali desenvolvida?
Com a abertura da rua de S. João melhorou substancialmente a ligação à parte alta da cidade?
O cônsul inglês John Whitehead teve um importante papel na renovação da Ribeira e foi ele quem sugeriu que fosse dotada de uma arcada que fecharia interiormente os lados poente-sul-nascente da praça?
O pano da muralha fernandina que vedava a praça velha foi demolido em 1821?
As remodelações da praça implicaram, também, a demolição da capelinha de N. Srª do Ó e que a imagem da padroeira começou por ser transferida para a Igreja dos Órfãos e foi depois para a capela do Largo do Terreiro?
Os projectos de João de Almada e Melo previam a construção de uma grande fonte que ficaria como pano de fundo da praça?
Essa fonte, com uma altura equivalente a um prédio de três andares, começou a ser construída em 1784 e ficou concluída em 1786, e terá substituído um chafariz do séc. XVII que existiu na praça?