5 outubro 2006 17:16
Depois da Rússia, o Japão é o país este ano em destaque no doclisboa. Histórias mínimas acompanha a evolução dos documentários japoneses nas últimas duas décadas, ao longo das quais os filmes de pendor mais social foram perdendo terreno para obras de carácter mais pessoal e intimista.
5 outubro 2006 17:16
The Emperors Naked Army Marches On
de Kazuo Hara
122 Japão 1987
Um dos documentários mais polémicos sobre a história do Japão e as memórias da guerra. Apresenta a história de Okuzake Kenzo, um antigo combatente na Nova-Guiné que atacou o imperador nipónico.
Living on the River Agano
de Makoto Satô
115 Japão 1992
O rio Agano, o nono maior do Japão, foi contaminado nos anos 80 por uma descarga de mercúrio. Uma equipa de sete pessoas passou quatro anos nas montanhas junto ao rio a registar como as populações locais foram afectadas.
Tarachime
de Naomi Kawase
43 França/Japão 2006
De acordo com a tradição japonesa, Naomi deu à luz num tapete tatami, assistida por uma parteira e rodeada por toda a família. Assim que o cordão umbilical foi cortado, pegou na câmara para começar a filmar a sua criança e a sua avó materna de noventa e dois anos.
Letter from a Yellow Cherry Blossom
de Naomi Kawase
65 Japão 2002
Os últimos dias de Nishii Kazuo, crítico de fotografia e personagem essencial do mundo da fotografia no Japão.
The Cheese & The Worms
de Kato Haruyo
98 Japão 2005
A realizadora vive numa cidade rural com a mãe doente e uma avó idosa. A família vai unir-se para cuidar e acompanhar a mãe na sua luta contra uma doença.