Episódio de violência suscita reflexão

Averiguações no Carolina Michaelis não terminaram

31 março 2008 12:10

Tolerância zero aos telemóveis e reflexão marcam o regresso às aulas depois das férias da Páscoa.

31 março 2008 12:10

Alunos e professores da escola Carolina Michaelis vão reflectir em conjunto sobre o episódio que opôs uma professora e uma aluna por causa de um telemóvel.

Por recomendação da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), o Conselho Executivo do Carolina Michaelis, decidiu aproveitar o regresso às aulas para fazer uma jornada de reflexão e convidar alunos e professores a discutir o que se passou na sala de aula. O objectivo é ajudar a comunidade escolar a enfrentar directamente o problema que fez desta escola do Porto notícia durante as férias da Páscoa.

A escola decidiu, também, decretar tolerância zero aos telemóveis, o que permite aos professores confiscar os telemóveis apanhados na sala de aula. Segundo o 'Jornal de Notícias', os aparelhos confiscados serão entregues posteriormente aos pais e, caso não sejam levantados, poderão ser dados a instituições de caridade.

O regresso às aulas no Carolina Michaelis foi, também, marcado por um apelo dos alunos para a comunicação social deixar a escola retomar as aulas "com tranquilidade".

Depois do incidente entre uma professora de francês e uma aluna do 9.º ano por causa de um telemóvel, gravado por um colega num vídeo publicado no YouTube, nenhum dos três principais protagonistas do incidente voltou à escola.

A aluna e o colega que fez o filme foram já transferidos para outros estabelecimentos de ensino.

A professora, vítima da indisciplina da turma, está ainda fragilizada, a recuperar do incidente, devendo ser substituida por um colega.

Outros processos de averiguação sobre o comportamento dos restantes alunos da turma do 9.º C estão ainda a decorrer pelo que poderão surgir mais processos disciplinares.