27 abril 2007 20:47
O canal de Carnaxide, o jornal Expresso e o «JL» propõem-lhe uma tarde em família, frente ao televisor, a fazer um ditado e a responder a perguntas sobre o Português. Este sábado, a partir das 17h30.
27 abril 2007 20:47
Há quanto tempo não faz um ditado?. Bárbara Guimarães insistia na demanda, frente às câmaras, enquanto uma equipa de infatigáveis «puxadores de cabos» e produtores zelavam para que tudo saísse conforme planeado, durante os ensaios da Grande Final do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa (CNLP), que decorreu esta tarde, no CCB.
Mas a prova definitiva, essa, será dada amanhã, a partir das 17h30, pelos 282 concorrentes que estarão sentados lado a lado, na plateia do Grande Auditório do CCB, à espera de ouvirem os seus nomes e poderem lutar, no palco, pelo lugar absoluto de campeão da língua.
Serão chamados seis por categoria etária. É que neste jogo sem idade limite de participação, os competidores foram agrupados por níveis de dificuldade menores de 15 anos, dos 15 aos 18 e maiores de 18 aos quais serão adequados o ditado e os questionários de escolha múltipla.
Os melhores desempenhos nas provas realizadas durante o período da manhã serão premiados com a subida ao palco durante o directo transmitido pela SIC. Apenas 18 terão esse privilégio, mas só nove ocuparão os degraus do pódio. Mas não sem antes responderem às perguntas colocadas por Bárbara Guimarães nesta fase, além de saber, importa ter destreza mental e rapidez.
Confortavelmente sentados em casa, os espectadores terão a oportunidade de participar e ganhar prémios da Porto Editora. Como? Respondendo correctamente, por telemóvel, às perguntas lançadas pela anfitriã Bárbara Guimarães que assume, pelo terceiro ano consecutivo, a condução deste programa lúdico e didáctico.
É imperativo que não se façam feridas nas palavras. A língua tem de ser bem tratada. Ainda bem que há espaço para estes programas na televisão portuguesa, revela a apresentadora, que convida todos os portugueses a juntarem-se à volta da televisão para um final de tarde diferente.
Para responder às necessidades de um mundo cada vez mais global, o programa será emitido em tempo real na 'Sic Online', podendo ainda ser visto no ecrã do telemóvel.