Questionado estudo do LNEC sobre Alcochete

Cravinho critica "lavagem do cérebro dos portugueses"

29 março 2008 16:26

Antigo ministro do governo socialista de António Guterres tece duras críticas ao relatório que levou à opção Alcochete em detrimento da Ota.

29 março 2008 16:26

João Cravinho reiterou hoje o seu descontentamento face à escolha de Alcochete para a localização do novo aeroporto, após tornadas conhecidas as conclusões do estudo comparativo com a Ota elaborado pelo Laboratório Nacional de engenharia Civil (LNEC). 

Em declarações à SIC Notícias, o ex-ministro das Obras Públicas do executivo de António Guterres, que escolheu a Ota, apontou "erros e omissões" ao trabalho desenvolvido pelo LNEC desmentindo que a opção Alcochete fosse mais barata.  

"Um dos sete critérios em que se baseou a decisão está erradamente calculado", disse Cravinho acrescentando que o relatório violou ainda uma lei da Assembleia da República para o ordenamento do território. 

"Houve uma autêntica lavagem do cérebro dos portugueses, uma campanha maciça terrível que levou os portugueses a acreditar que ficava mais barato, quando fica mais caro", criticou Cravinho para justificar, desta forma, a sua decisão em participar na consulta pública e subscrever, em conjunto com mais três defensores do aeroporto da Ota, um parecer que coloca em causa o estudo do LNEC.