Final à vista

Federer é o primeiro finalista

19 abril 2008 17:03

Paulo Luís de Castro

Paulo Luís de Castro

Coordenador do Expresso Diário

O suíço começou mal mas reencontrou-se e afastou o alemão Denis Gremermayr em três "sets".

19 abril 2008 17:03

Paulo Luís de Castro

Paulo Luís de Castro

Coordenador do Expresso Diário

Roger Federer tornou-se esta tarde o primeiro finalista do torneio de singulares masculinos do Estoril Open, ao afastar o alemão Denis Gremelmayr em três "sets" (2/6, 7/5 e 6/1).

Numa tarde muito ventosa, que a espaços obrigou os dois jogadores a pararem o encontro antes de cada serviço, à espera que a poeira levantada assentasse, o tenista suíço começou mal mas terminou em grande estilo, fortemente aplaudido por uma assistência que nunca escondeu quem quer ver no quadro de vencedores da presente edição do torneio organizado por João Lagos.

No primeiro "set" Federer esteve irreconhecível. Ao ceder um "break" logo no primeiro jogo, o 1º cabeça-de-série do torneio pareceu ter ficado marcado para sempre e nunca mais encontrou o caminho da vitória. Mesmo nos seus jogos de serviço o equilíbrio foi a nota dominante e, mais tarde, foi obrigado a ceder novo "break", quando já perdia por 2/4.

O suíço da segunda partida, pelo menos inicialmente, nada teve a ver com o da primeira. Muito mais consistente e exibindo um ténis de qualidade superior, recuperou a confiança e o seu estilo e rapidamente chegou aos 3/0, 4/1 e 5/2. Porém, um "break" conseguido pelo alemão afectou nitidamente a principal estrela do torneio, que permitiu a igualdade no marcador (5/5).

Nos dois jogos seguintes, no entanto, Federer 'acordou', recuperou o sentido do seu ténis e venceu o "set" em grande estilo. Não contente com isso e com o facto de ter empatado o marcador, o líder do "ranking" mundial manteve o ritmo inalterável e depressa chegou aos 5/0, perante um Gremelmayr surpreendentemente frágil, incapaz de somar quaisquer pontos em três desses jogos.

O resultado final (6/1) é suficientemente esclarecedor do 'passeio' em que se tornou o derradeiro e decisivo "set" para o suíço.

Roger Federer fica agora à espera do adversário que vai defrontar amanhã e que sairá da partida entre o francês Florent Serra e o russo Nikolay Davydenko, 2º cabeça de série, e que decorre neste momento.