25 outubro 2007 18:44
75 minutos foi o tempo que a líder da oposição e o mediador da junta militar passaram juntos numa reunião inédita em décadas. Os resultados, se os houve, permanecem no segredo dos deuses, ou dos generais.
25 outubro 2007 18:44
Horas depois da reunião entre Aung San Suu Kyi e o general Aung Kyi ter terminado, pouco ou nada se sabe do encontro ou que temas foram abordados entre os dois líderes.
Segundo a televisão estatal, o encontro visava, acima de tudo, tentar estabelecer uma "ligação cordial" entre a junta militar e a oposição política da Liga Nacional para a Democracia (LND), cuja líder é Aung San Suu Kyi, 62, detida em sua casa há 12 anos.
A comunicação social birmanesa nada adianta sobre se a "ligação cordial" foi estabelecida, ou se estão agendados futuros encontros entre o general e "a senhora", como Suu Kyi também é conhecida, tanto pela comunidade internacional como pelos militares da junta militar.
O esperado regresso de Ibrahim Gambari
Fonte ligada ao governo birmanês avançou ainda que Suu Kyi foi levada de automóvel da vivenda onde está detida para uma outra residência onde se encontrou com o mediador da junta e que pouco mais de uma hora depois terá regressado à moradia em Rangum.
Espera-se que a visita do enviado da ONU, Ibrahim Gambari, durante a primeira semana de Novembro, possa trazer mais clareza sobre o que se está a passar numa das mais antigas ditaduras do mundo.