ARQUIVO Diário

Sondagem: PS sobe para o patamar da maioria absoluta

A sondagem ICS/ISCTE de setembro diz que António Costa tem muito mais razões para sorrir do que Rui Rio

josé caria

PSD estagnou nos 23% e vê os socialistas, com 42%, aumentarem para 19 pontos a vantagem sobre o segundo. BE e PCP escorregam

13 setembro 2019 18:00

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

texto

Jornalista da secção Política

Com 42% das intenções de voto e 19 pontos percentuais à frente do PSD, o PS pode conseguir uma maioria absoluta nas eleições de 6 de outubro. O resultado da sondagem feita pelo ICS e o ISCTE para o Expresso e a SIC dá conta de uma subida de quatro pontos dos socialistas em relação ao estudo de junho, um crescimento que coloca António Costa em condições de garantir mais de metade dos deputados.

Com o PSD estabilizado nos 23%, o crescimento do PS significa que cresce também quatro pontos a diferença para o segundo classificado. Sendo assim, e tendo em conta que o método de Hondt favorece os partidos com maior concentração de votos, o hiato entre o primeiro e o segundo pode ser suficiente para, no apuramento distrito a distrito, o PS garantir mais de 115 assentos no Parlamento.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)