Desporto - Tribuna

Ronaldo bate recorde de Pauleta em goleada aos Camarões

5 março 2014 22:42

Raquel Pinto com Lusa

"Chuva" de golos lusos em teste frente à formação africana

paulo cunha/lusa

CR7 tornou-se hoje no maior marcador de sempre da história da seleção e igualou Fernando Couto nas internacionalizações.

5 março 2014 22:42

Raquel Pinto com Lusa

Portugal bateu a seleção dos Camarões por 5-1, com dois golos de Cristiano Ronaldo, que inscreveu hoje o seu nome na história do futebol português como o melhor dos melhores marcadores de sempre da seleção nacional. 

CR7, o "capitão", abriu o ativo aos 21 minutos e somou o 48º golo ao serviço das quinas, batendo o recorde de Pauleta - até agora detentor do título de melhor goleador com 47 golos.

O melhor do mundo tinha igualado Pauleta a 19 de novembro de 2013, quando conseguiu um "hat-trick" em Solna. A Suécia saiu derrotada por 3-2 e a seleção lusa carimbou o passaporte para a fase final do Mundial de 2014, que se realiza no Brasil.

Ronaldo fez o "bis" no particular desta noite, em Leiria, com o fecho da contagem aos 83 minutos. Estava feito o 49.º golo. Ainda se pensou que o desfecho da goleada seria com um número redondo para o jogador do Real Madrid, mas a sua substituição por Josué ao minuto 87 travou a hipótese. 

Raul Meireles, aos 66 minutos, Fábio Coentrão, aos 67, e Edinho, aos 77, apontaram os outros tentos da formação lusa, que estreou Ivan Cavaleiro e Rafa, ambos titulares, enquanto Vincent Aboubakar "faturou" para os africanos, aos 43. Os Camarões também vão estar na fase final do campeonato do mundo, que se disputa entre 12 de junho e 13 de julho.

Cristiano Ronaldo, que continua a acumular registos, está agora a um passo - ou melhor, a um jogo -, de superar outro feito. Hoje subiu ao relvado e igualou a 110.ª internacionalização de Fernando Couto. Luís Figo, com 127 jogos, continua ainda a ser o jogador mais internacional.