Desporto - Tribuna

José Peseiro satirizado na Wikipedia

7 fevereiro 2013 16:30

Artigo da Wikipedia sobre José Peseiro

Conhecido no bas fond futebolístico como um técnico que constrói boas equipas mas não ganha títulos, um internauta deixou isso bem vincado no artigo da Wikipedia do atual líder do Sporting e Braga, que classifica de "treinador do quase".

7 fevereiro 2013 16:30

O verbete sobre treinador de futebol José Peseiro na popular enciclopédia online Wikipedia foi alterado por um internauta anónimo, às 9h54 de 18 de janeiro deste ano, a partir de um computador localizado numa empresa de tecnologias de informação em Lisboa.

José Vítor dos Santos Peseiro, nascido em Coruche a 4 de abril de 1960, passou a ser apresentado como "uma pessoa que costuma assistir aos jogos de futebol a partir do banco de suplentes. É conhecido por proporcionar conferências de imprensa bastantes filosóficas e por prometer títulos que quase ganha. É um dos treinadores favoritos das equipas adversárias". Mas não ficam por aqui os comentários em tom jocoso.

Na biografia de Peseiro é dito que se destaca "pelas suas conquistas (0 títulos conseguidos) sendo um dos poucos "treinadores" que nunca ganhou coisa nenhuma".

Prossegue o anónimo autor da sátira, numa alusão à época de 2004/2005: "Peseiro conquistou o título de "O treinador do quase", pois numa semana quase que ganhava a Taça UEFA [que perdeu por 3-1 frente ao CSKA de Moscovo], quase que ganhava o Campeonato e quase que ganhava a Taça. Mas o que é certo é que o seu currículo continuou tão vazio como até aí."

Sobre a ida de José Peseiro para o Sporting de Braga, recorda-se que "prometeu mais uma vez conquistar títulos" mas "o resultado prático foi o mesmo de sempre: 0 títulos. A época até começou bem ao conseguir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA nos penáltis. Mas mais uma vez, Peseiro iria incutir o seu cunho pessoal: o quase".

Sobre a recente campanha europeia do Sporting de Braga, o articulista lembra que "Peseiro quase que conseguiu ganhar ao Manchester United por 2 vezes" e que a nível interno "quase que passava às meias-finais da Taça de Portugal mas foi eliminado por uma equipa formada por jogadores recrutados nos classificados do 'Jornal de Notícias', resultado que ditou o seu afastamento".

A fechar, este internauta anónimo afirma que "Peseiro é conhecido também pelo seu temperamento calmo, o que o leva a em caso algum fazer substituições antes dos 80 minutos de jogo. Nas derrotas sabe manter o seu perfil calmo, nunca atribuindo culpas, pois trata-se apenas de sorte ou falta dela."

Clique aqui para ler a última versão do artigo sobre José Peseiro na Wikipedia.