Cultura

Temos cinco canções para despertar o seu lado lunar

21 julho 2014 19:36

Expresso

Quarenta e cinco anos após Neil Armstrong ter anunciado o pequeno passo para o homem e o salto gigantesco para a humanidade, deixamos cinco homenagens musicais ao astro que tantos ambicionavam pisar. 

21 julho 2014 19:36

Expresso

Não foi a pegada de Neil Armstrong que Sting tinha em mente quando escreveu "Walking On The Moon", single do seu segundo álbum que acabou por perseguir os Police até à exaustão. Na realidade, era 1979 e o cantor encontrava-se alcoolizado a andar em círculos num quarto de hotel em Munique. Mas como "Walking round the room" não lhe parecia um título adequado, decidiu mudar para algo mais sonante.

O mesmo acontece com "Man On The Moon". O intuito de Michae Stipe, dos R.E.M, era fazer uma homenagem ao comediante Andy Kaufman, que morrera em 1986. Da mesma forma que há quem considere que a chegada do homem à lua foi uma encenação televisiva, Stipe sugere que Kaufman pode ter encenado a sua própria morte.

O anunciado "pequeno passo para o homem e o salto gigantesco para a humanidade" teve um incontornável impacto na cultura pop. Dito isto, e como homenagem aos 45 anos após a chegada do Apollo 11 à lua (foi a 20 de julho de 1969), escolhemos cinco canções inspiradas pelo luar terrestre.

 

1) Creedence Clearwater Revival - Bad Moon Rising (1969)

O tema foi lançado poucos meses antes da aterragem do Apollo 11. A lua, neste caso, é utilizada como a premonição derradeira do apocalipse, interpretação que vai contra toda a cultura sulista dos Estados Unidos. Se a "Blue Moon Kentucky", de Bill Monroe, denota a lua como detentora de paz de espírito, e que a música bluegrass seguiria como exemplo, "Bad Moon Rising" pode-se definir como a grande ruptura ao folclore country americano.

2) Neil Young - Harvest Moon (1992)

Quem diria que uma das músicas mais reconhecíveis de Neil Young seria retirada do seu vigésimo álbum, intitulado "Harvest Moon"? Com vinte anos de distância, é suposto ser uma sequela ao celebrado "Harvest", lançado em 1972. Trata-se de uma canção de um amor envelhecido sob a luz da lua.

3) George Harrison - Here Comes The Moon (1972)

Parece uma piada, e se calhar era esse o objectivo, mas quando Geogre Harrisson lançou o seu álbum homónimo, decidiu escrever o sucessor lírico de "Here Comes The Sun". Na sua autobiografia, Harrison escreve como estava junto à beira-mar havaiana e presenciou um nascer de lua abismal. Achou apropriado que a música reflectisse a bênção que tinha pela vida tendo em conta que "Here Comes The Sun" foi escrita pensando no alívio que sentiam quando o sol nascia, numa altura em que a editora Apple exigia muito dos Beatles.

4) Air - Seven Stars (2011)

Quando George Méliès realizou a grande viagem à lua, em 1902, ainda o som não se tinha casado com o cinema. Muito mais tarde, em 2011, os Air foram desafiados: façam uma banda-sonora para o "Le voyage dans la lune". Pode dizer-se que o duo francês não só não ficou aquém do desafio como conseguiu adicionar uma dimensão a um filme praticamente intocável.

5) Karen O -The Moon Song (2013)

A canção que garantiu a nomeação para um Óscar da Academia à vocalista dos Yeah Yeah Yeahs é também uma das músicas mais solenes endereçadas à lua. Integrada na banda-sonora do filme "Her: Uma História de Amor", marca a segunda participação da moça numa banda sonora de um filme do realizador e ex-namorado Spike Jonze. Longe de uma ópera espacial, utiliza a lua como ponto de encontro com a sua cara-metade e, simultaneamente, a zona de conforto de eleição para fugir da civilização.