30 outubro 2013 11:20
Ficou internacionalmente conhecido pela participação em filmes como "Um Homem para a Eternidade" e "Momentos de Glória". Ator britânico morreu aos 85 anos.
30 outubro 2013 11:20
O ator britânico Nigel Davenport faleceu na passada sexta-feira, segundo noticiaram ontem os media do seu país, não dando mais indicações sobre as causas da morte.
A carreira de Davenport estendeu-se por mais cinco décadas. Foi um dos fundadores da English Stage Company do teatro Royal Court e presidiu à associação sindical Atores Britânicos para a Equidade.
Apesar de ter começado no teatro, seria através do cinema e TV que se tornaria internacionalmente conhecido, tendo participado em mais de 40 filmes e em dezenas de programas televisivos.
Em "Um Homem para a Eternidade", que conquistou o Óscar de Melhor Filme em 1966, surgiu como o duque de Norfolk, amigo do herói trágico Thomas More. E em "Momentos de Glória" foi o lorde Birkenhead.
Entre as séries televisivas em que interveio destacas-se "As Aventuras de Robin dos Bosques", "O Santo" e "Howards' Way" ou, já na fase final da sua carreira, "Crimes de Midsomer" e "Cuidado com as Aparências".
Nigel Davenport afastara-se da representação na viragem do milénio, por ter deixado de conseguir memorizar os textos, segundo refere o site IMDB.