Cinema

Filme português “A Metamorfose dos Pássaros” duplamente premiado na Polónia

15 novembro 2020 18:26

A primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos venceu este domingo o Grande Prémio do Festival e o Prémio do Público no Festival New Horizons, em Wroclaw. Comovida com a receção de “A Metamorfose dos Pássaros”, a realizadora recorda que a Polónia está a passar por um período "onde as liberdades e garantias estão a ser postas em causa e onde a comunidade LGBTQ é alvo de uma política homofóbica"

15 novembro 2020 18:26

“A Metamorfose dos Pássaros”, primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos — que sem ser documental se baseia na história familiar da própria realizadora —, venceu este domingo o Grande Prémio do Festival e o Prémio do Público no Festival New Horizons, na cidade polaca de Wroclaw, que decorreu integralmente em formato online por conta da pandemia.

No seu discurso de agradecimento, Catarina Vasconcelos diz-se “muito comovida por saber que o filme foi recebido de forma tão bela e sensível” na Polónia, país que “passa neste momento por um período terrível onde as liberdades e garantias estão a ser postas em causa e onde a comunidade LGBTQ é alvo de uma política homofóbica que tem vindo a escalar”. Catarina Vasconcelos espera que o trabalho cinematográfico seja sempre “mais forte do que a barbárie e que os filmes possam ser sempre gestos de liberdade”.

“Beatriz e Henrique casaram no dia em que ela fez 21 anos. Henrique, oficial de marinha, passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou das raízes dos seis filhos. O filho mais velho, Jacinto, é meu pai e sonhava poder um dia ser pássaro. Um dia, subitamente, Beatriz morre. A minha mãe não morreu subitamente, mas morreu quando eu tinha 17 anos. Nesse dia, eu e o meu pai encontrámo-nos na perda da mãe e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha”, adianta a sinopse do filme.

PERCURSO DE SUCESSO

Vencedor do Prémio da Crítica Internacional no Festival de Berlim, onde teve a sua estreia mundial, tem captado a atenção em festivais de todo o mundo – como os de Vilnius, na Lituânia, de Curitiba, no Brasil, de Pesaro, em Itália e de San Sebastian, em Espanha. Em Portugal, foi distinguida com o Prémio de Melhor Realização e Prémio do Público no IndieLisboa.

“A Metamorfose dos Pássaros” tem estreia comercial prevista para o primeiro trimestre de 2021 em Portugal. Produzido pela Primeira Idade e com distribuição internacional da Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, já garantiu a chegada aos cinemas da China, Espanha, Lituânia e Itália.