Exclusivo

Livros

Miguel Monjardino: “Somos um país fixado no presente, os possíveis futuros não nos intrigam muito”

Miguel Monjardino: “Somos um país fixado no presente, os possíveis futuros não nos intrigam muito”

Colunista do Expresso de longa data, Miguel Monjardino lança esta quinta-feira “Por onde vai a História?”, coletânea dos seus textos no jornal. É a visão sobre o globo de um ilhéu que escreve a partir de Angra do Heroísmo e se impacienta com a falta de pensamento estratégico em Portugal

A editora Clube do Autor anuncia “Por onde vai a História?” como “análise lúcida e fundamentada sobre a geopolítica internacional por um dos comentadores políticos mais respeitados do país”. A generalidade dos leitores do Expresso reconhecerá Miguel Monjardino nesta descrição. O seu livro mais recente é apresentado esta quinta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, às 18h30, por Francisco Pinto Balsemão.

Há 22 anos professor Convidado de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, brioso açoriano e terceirense, adota o olhar recuado que foge ao imediato e procura linhas e tendências de longo prazo, mais úteis para compreender o mundo e acautelar o futuro. Isso é patente no subtítulo que escolheu para o volume que agora publica: “O desequilíbrio do sistema internacional e o futuro da geopolítica”.

Em entrevista ao Expresso, Monjardino explica as diferenças entre dar aulas e pensar uma coluna semanal. Lamenta o “país adolescente e do Instagram” que deteta no nosso, sem com isso deixar de expressar enorme confiança na geração de jovens a quem ensina.

Como se consegue manter um ritmo semanal de análise do mundo, como faz na coluna ‘Guerra e Paz’, no Expresso?
Tem sido uma aventura extraordinária pensar sobre o mundo a partir de Angra de Heroísmo. Esta é uma coluna escrita no coração do Atlântico e a geografia influencia a forma como vemos o mundo. É um exercício de longa duração que exige desenvolver um sistema de análise para tentar compreender e avaliar o que está a acontecer. O livro é uma defesa de uma forma diferente de olhar para o mundo a partir de Portugal, saindo da minha área de especialidade académica e tornando-me um generalista integrador, aliando conhecimento de áreas muito diferentes.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas