O lançamento do catálogo da exposição "Obras Proibidas e Censuradas no Estado Novo" realiza-se hoje, na Biblioteca Nacional (BN), pelas 18h30, instituição na qual foram descobertas as obras. A apresentação fica a cargo de Joaquim Cardoso Gomes e José Pacheco Pereira
Entre 1934 e 1974, os livros publicados em Portugal que passaram pelo crivo da censura foram arquivados. Nos dias a seguir ao 25 de Abril quase desapareceram, tendo em conta que na tomada das instalações dos Serviços da Censura pelos populares muitos livros acabaram na rua. Por iniciativa do então diretor da Biblioteca Nacional muitos foram reunidos e guardados no arquivo. Anos depois foram encontrados e classificados como livros iguais aos outros, e logo misturados no Fundo Geral com os que chegavam por via do Depósito Legal.
A curiosidade de Luís Sá, um dos funcionários, fez com que esses livros fossem alvo do olhar que historicamente merecem. Através da investigação que Luís Sá e Manuela Rêgo fizeram, puderam ser mostrados ao público, como aconteceu no ano passado, numa exposição realizada na BN. Nela juntava-se, o conjunto de livros censurados descoberto no Fundo Geral ao que pode ser considerada uma biblioteca sombra de livros proibidos que existia na própria BN, e que durante a ditadura, apenas os leitores afetos ao poder do regime estavam autorizados a consultar. O catálogo que resulta da exposição é hoje lançado no auditório da instituição, pelas 18h30.
"Obras Proibidas e Censuradas no Estado Novo" vale por si mesmo, dada a informação que avança. Coordenado por Álvaro Seiça, Luis Sá e Manuela Rêgo, o volume inclui dois estudos, um de Álvaro Seiça e outro do jornalista José Pedro Castanheira. A apresentação é do historiador Joaquim Cardoso Gomes e de José Pacheco Pereira, fundador do Arquivo Ephemera José Pacheco Pereira.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmargato@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes