7 fevereiro 2013 11:57
Colóquio será seguido de um concerto, ao fim da tarde, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, no âmbito da exposição "O Livro de Jazz em Portugal: 90 Anos de Swing nas Letras".
7 fevereiro 2013 11:57
"Sabe como surgiram e como evoluíram em Portugal os livros dedicados ao jazz e com jazz?" - a pergunta surge como o mote para o colóquio que junta especialistas e divulgadores, às 18h30 de hoje, no auditório da Biblioteca Nacional, em Lisboa.
A moderação está a cargo de João Moreira dos Santos (autor de sete livros sobre a história do jazz em Portugal).
O colóquio contará com as intervenções de António José Barros Veloso (médico e um dos primeiros modernos pianistas portugueses de jazz), José Duarte (autor de diversos livros e programas de rádio sobre o género musical, entre os quais o célebre "Cinco Minutos de Jazz") e Raúl Calado (fundador do Clube Universitário de Jazz e autor de programas de rádio e tradutor do primeiros livros de jazz publicados em Portugal).
A finalizar haverá lugar para uma sessão de jazz com Barros Veloso (piano), Diogo Duque (trompete), Ricardo Toscano (saxofone) e Romeu Tristão (contrabaixo).
O primeiro livro foi de António Ferro
O colóquio surge no âmbito da exposição "O Livro de Jazz em Portugal: 90 Anos de Swing nas Letras, patente na Biblioteca Nacional até 22 de março.
"A Idade do Jazz - Band", livro de António Ferro publicado em fevereiro de 1923, foi a primeira obra dedicada ao género musical no nosso país.
A exposição reúne 80 livros, publicados de então para cá, dedicados ao jazz ou em que o género musical surge de uma forma mais vaga. Romances de Almada Negreiros e Reinaldo Ferreiro referem essa "música maldita" que se ouvia nos irreverentes nightclubs da Lisboa dos anos 1920.
Grande parte das obras reunidas foram, contudo, produzidas na última década, nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto, Coimbra, Angra do Heroísmo, Braga, Guimarães e Viana do Castelo.