Exclusivo

Cultura

Jakub Józef Orliński, o cantor de ópera que também faz ‘breakdance’: “Tornou-se um desporto, essencial para a minha saúde física e mental”

Jakub Józef Orliński
Jakub Józef Orliński

Contratenor polaco, Jakub Józef Orliński estreou-se em Portugal no final do mês passado nas comemorações dos 80 anos do nascimento do divulgador Jorge Gil, do programa de rádio “Em Órbita”. O Expresso entrevistou em Lisboa a superestrela do baroque’n’roll e encontrou um homem vivaz que se explica num torrente de palavras exatas e emocionadas, como se estivesse a cantar uma bem ornamentada ária barroca

Cumprimentei-o com um vigoroso Dzien dobry! [“Bom dia”, em polaco] Vindo do Porto, onde atuara na véspera no primeiro de dois concertos comemorativos dos 80 anos de Jorge Gil (1943-2019) — o inesquecível fundador do programa radiofónico “Em Órbita” (1965-2001) e dos fabulosos ‘Concertos em Órbita’ (1985-90; 1997-03) — o jovem contratenor polaco Jakub Józef Orliński (n. 1990) acabava de chegar ao hotel à beira Tejo, numa tarde soalheira de primavera. “Até parece que estou em São Francisco!”, disse-me, olhando para a Ponte 25 de Abril. O tempo correu veloz ao longo da nossa entusiasmada conversa sobre a vida e o barroco. Inteligente e vivaz, Jakub Józef explica-se numa torrente de palavras exatas e emocionadas, como se estivesse a cantar uma bem ornamentada ária barroca.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas