Cultura

Atriz e performer travesti invade o palco do São Luiz a meio da peça “Tudo Sobre a Minha Mãe”, em protesto contra "transfake" (com vídeo)

20 janeiro 2023 12:33

Na noite desta quinta-feira, a performer e atriz travesti brasileira Keyla Brasil interrompeu a peça de teatro “Tudo Sobre a Minha Mãe”, em cena no Teatro São Luiz, em Lisboa, invadindo o palco e gritando “transfake”, em protesto contra o facto de a personagem trans “Lola” ser representada por um ator cisgénero (não transsexual), André Patrício. Já esta sexta-feira a companhia "Teatro do Vão" decidiu substituir o ator que representava a personagem Lola pela atriz trans Maria João Vaz

20 janeiro 2023 12:33

O incidente registou-se esta quinta-feira à noite, a meio de uma cena da peça “Tudo Sobre a Minha Mãe”, encenada por Daniel Gorjão a partir do texto de Samuel Adamson, que adaptou o famoso filme de Pedro Almodóvar para teatro​. Com gritos de protesto, repetindo a palavra “transfake”, a atriz e performer travesti Keyla Brasil saltou seminua da plateia para o palco, interrompendo a cena e exigindo ao ator André Patrício (de figurino cor-de-rosa na imagem), que representa a personagem trans “Lola”, que saísse. “Transfake! Desce do palco! Tenha respeito por este lugar!”, disse a travesti.