Cultura

“A competição pode ser muitíssimo estimulante”: diretora do Museu do Chiado fala sobre a ampliação do MNAC, o novo MAC-CCB e a “cooperação”

19 janeiro 2023 13:52

museu nacional de arte contemporânea

O país ficou atónito quando, no programa do Governo, o ministro da Cultura - aquele que deixa o Presidente da República feliz - disse que iria criar um Museu de Arte Contemporânea. A surpresa surgiu de já existir um Museu Nacional nesta área. Pedro Adão e Silva prometeu e cumpriu, ao criar, há menos de um mês, o MAC-CCB. Mas então que papel restará ao que já existia? Em entrevista ao Expresso, Emília Ferreira, diretora do MNAC - Museu do Chiado, explica

19 janeiro 2023 13:52

Há dois museus de arte contemporânea em Lisboa e, para Emília Ferreira, “não há qualquer problema com isso”. A verdade é que já há mais ar para respirar na distância que os separa. À data desta terça-feira, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou um “virar de página”: o Museu Nacional de Arte Contemporânia - Museu do Chiado vai ser renovado. Ainda que o ministro se tenha escusado em avançar com valores, a promessa de ampliação está avaliada em cerca de oito milhões de euros.