Rui Chafes, Daniel Blaufuks e Ângela Ferreira são alguns dos mais de 400 artistas e agentes culturais que já subscreveram o manifesto de apoio às entidades do setor das artes visuais que não receberão apoios da Direção-Geral das Artes no período entre 2023 e 2026, na modalidade bienal.
Com o título de "Carta dos profissionais da cultura em apoio às entidades não propostas para apoio no âmbito do concurso ao Apoio Sustentado às Artes 2023-2026. Artes Visuais - Programação e Criação", tinha a meio desta quarta-feira mais de quatro centenas de assinaturas, entre as quais as de artistas como Ana Pérez-Quiroga, Bruno Cidra, Sara Bichão, José Pedro Croft, Rui Chafes, José Pedro Cortes, João Maria Gusmão, Ângela Ferreira, Nuno Cera, Daniel Blaufuks e André Cepeda, e curadores e galeristas como Pedro Lapa, Bruno Marchand, Vera Cortês, Natxo Checa, Cristina Guerra e João Laia.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, são os destinatários da petição, na qual os subscritores sublinham o que dizem ser a "absoluta discrepância" entre as candidaturas propostas para apoio naquele concurso na modalidade bienal em relação à modalidade quadrienal".
Na petição afirma-se que a "desproporção brutal" "põe em sério risco a continuidade de estruturas, cujo trabalho é fundamental para o ecossistema das artes visuais e para todo o setor artístico".
Os resultados provisórios de cinco dos seis concursos de apoio sustentado às artes, nas modalidades bienal (2023-2024) e quadrienal (2023-2026) foram recentemente anunciados e, das 45 candidaturas aprovadas, 21 receberão apoios, nas áreas das artes plásticas, fotografia, arquitetura e novos media.
Na modalidade quadrienal estavam disponíveis 10,9 milhões de euros e foram admitidas 14 candidaturas, mas será atribuído apoio a 13. Na modalidade bienal, que prevê a atribuição de 1,5 milhões de euros, foram acolhidas 31 candidaturas, das quais apenas oito merecerão financiamento. Não são ainda conhecidos os resultados do concurso de apoio ao teatro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes