Cultura

Manuscrito de "O Desprezo" anotado por Godard vendido por 300 mil euros

Trata-se do manuscrito completo da primeira versão do filme
Trata-se do manuscrito completo da primeira versão do filme
EMMANUEL DUNAND

O documento, que já pertenceu à protagonista do filme, Brigitte Bardot, foi leiloado por 302.400 euros, pormenorizou a Christie's

A casa de leilões Christie's vendeu quinta-feira, por pouco mais de 300 mil euros, um manuscrito do guião do filme “O Desprezo” com anotações do próprio Jean-Luc Gordard e notas dos seus principais personagens, foi revelado nesta-sexta-feira.

O manuscrito pertenceu à atriz Brigitte Bardot, que protagonizou o filme, com Michel Piccoli, e o ofereceu a um amigo, o fotógrafo Ghislain "Jicky" Dussart.

O valor da peça tinha sido estimado entre 120 e 180 mil euros, mas no leilão atingiu os 302.400 euros, pormenorizou a Christie's.

O documento é composto por 59 páginas numeradas, escritas com tinta azul, e 24 páginas datilografadas, 17 das quais estão cheias de anotações e correções feitas pela mão de Godard, que morreu a 13 de setembro, aos 91 anos.

Trata-se do manuscrito completo da primeira versão do filme, adaptado de um romance de Alberto Moravia, sem as cenas nuas impostas ao realizador pela empresa de produção norte-americana do filme.

Num comunicado divulgado a 13 de outubro, no qual anunciava o leilão, a Christie's também explicou que o manuscrito inclui fragmentos do cartaz oficial, incluindo o título do filme e o nome de Bardot, juntamente com anotações da Moravia, Piccoli, do realizador austríaco Fritz Lang e do ator norte-americano Jack Palance.

O documento tinha estado em exposição, até ao leilão, na sede da Christie's Paris, no centro da capital francesa.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas