Coronavírus

Covid-19. Agência Europeia do Medicamento avalia nova vacina alemã

18 agosto 2022 21:06

horacio villalobos/getty images

Se for homologada, a vacina, chamada Skycovion, será a sétima aprovada na União Europeia, enquanto outras novas vacinas estão também a ser consideradas pela Agência Europeia

18 agosto 2022 21:06

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta quinta-feira estar a rever uma nova vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório alemão SK Chemicals que utiliza nanotecnologia para combater o vírus, prevendo um possível ressurgimento da pandemia no outono.

Se homologada, a vacina, chamada Skycovion, será a sétima aprovada na União Europeia (UE), enquanto outras novas vacinas estão também a ser consideradas pela Agência Europeia, com sede em Amesterdão, para aprovação pela UE.

A SK Chemicals "apresentou dados sobre a capacidade desta nova vacina para desencadear a produção de anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2, o vírus responsável pelo covid-19", explicou a Agência.

A vacina apoia-se em nanopartículas contendo elementos da proteína Spike, que é a chave para permitir a entrada do SARS-CoV-2 em células humanas.

A vacina desenvolvida pela SK Chemicals também contém um "adjuvante" para impulsionar a resposta imunitária do corpo à vacina, disse a agência.

Até agora a UE autorizou a utilização de vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca, Janssen, BioNTech-Pfizer, Moderna, Novavax e Valneva, que suspendeu a produção de vacinas contra a covid-19.