Coronavírus

Covid-19: diretores alertam para falta de avaliação da qualidade do ar nas escolas, Ministério nega

12 janeiro 2022 10:23

Foto: Tiago Miranda

Uma das medidas de mitigação de contágio da covid-19 passa pela boa ventilação dos espaços, mas os diretores de escolas entendem que não há avaliação da qualidade do ar

12 janeiro 2022 10:23

Desde dezembro de 2020 a lei exige que sejam feitas avaliações anuais à qualidade do ar interior de alguns estabelecimentos de ensino, como é o caso das escolas primárias. No entanto, de acordo com o jornal “Público”, os diretores e sindicatos de professores garantem que durante a pandemia não houve qualquer avaliação. Note-se que assegurar uma boa ventilação dos espaços continua a ser uma das medidas para mitigar a transmissão de covid-19.

“Estamos a promover a qualidade do ar através do arejamento constante dos espaços. É isso que a DGS [Direcção-Geral da Saúde] nos pede, mas penso que não esteja a ser avaliada”, diz o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

O Ministério da Educação nega a acusação dos diretores e dos sindicatos, referindo que foi fiscalizada “uma parte considerável do edificado” sob sua alçada em que “a avaliação da qualidade do ar já é efetuada”.

FOTO: Tiago Miranda