Receita de Pastéis de cação e emulsão de coentrada por Michele Marques
Pastéis de cação e emulsão de coentrada por Michele Marques
NUNO FOX
O Expresso oferece aos leitores quatro guias de receitas com assinatura de oito prestigiados chefs, que ensinam a preparar entradas, petiscos, pratos de carne, peixe e vegetarianos, e sobremesas. No segundo guia “Receitas da minha vida”, Michele Marques revela os segredos e as inspirações associadas a cada proposta.
“Receitas da minha vida” por Michele Marques, chef e proprietária da Mercearia Gadanha e da Casa do Gadanha, alojamento e restaurante, ambas em Estremoz.
“Qual a melhor forma de promover o encontro entre o meu país de origem e aquele a que chamo casa? Através da cozinha, claro. Foi assim que surgiu a ideia de ter os sabores da sopa de cação no meu petisco brasileiro de eleição: o famoso pastel de vento ou pastel de feira. Esta sugestão lembra-me, inevitavelmente, das noites de sexta-feira a petiscar no calor do meu amado Brasil. Aqui não tem vento, tem cação, fresco e do bom.”
A receita: Pastéis de cação e emulsão de coentrada
Tempo de Confeção - 50 minutos - 4 Pessoas
Ingredientes:
Recheio: 300 g de cação 30 g de sal 1 l de água 1 limão 0,5 dl de azeite 3 dentes de alho 2 cebolas Talos de coentros, salsa e aipo 30 g de coentros 80 g de farinha 2 colheres chá de pimentão doce Sal (q.b.) Pimenta preta (q.b.)
Massa: 500 g de farinha de trigo 200 ml de água morna 1 colher de sobremesa de sal 1 colher de sopa de óleo 1 colher de sopa de aguardente ou vinagre branco
Pastéis de cação e emulsão de coentrada por Michele Marques
NUNO FOX
Preparação:
Recheio: Colocar a água na panela, juntar o sal e o sumo de limão e adicionar o cação já limpo. Deixar ao lume durante 15 minutos. Quando já estiver cozido, escorrer e reservar. Depois, refogar, com um fio de azeite, o alho, as cebolas picadas, os talos de coentros, as aromáticas e o aipo, ate que este esteja macio, sem ser demasiado cozido. Cobrir com água e cozinhar durante aproximadamente 10 minutos. Dispor o peixe e tapar o tacho. Deixar suar durante 4 minutos. No fim, desligar o lume e deixar tapado por mais 4 minutos. Retificar temperos e juntar as folhas dos coentros picadas. Retirar o peixe, desfiar e reservar. Engrossar o que sobrou do refogado com a farinha e envolver o cação. Deixar arrefecer e usar o preparado como recheio dos pastéis.
Massa: Na tigela, colocar a água morna, o óleo e a aguardente. Reservar. Usar outra tigela para adicionar a farinha e juntar, aos poucos, a mistura anterior, envolvendo até obter uma massa homogénea. Sovar a massa sobre uma superfície lisa e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. Abrir a massa com o auxílio de rolo, cortar no formato desejado e rechear com o creme de cação. Fritar em óleo quente até estarem levemente dourados.
Michele Marques
NUNO FOX
Fotos: Nuno Fox
Esta receita exclusiva foi publicada originalmente no guia “Receitas da minha vida” oferecido pelo Expresso, no dia 18 de novembro de 2022.
Noélia Jerónimo e Vítor Sobral foram os primeiros a partilhar as “Receitas da minha vida” no guia que oferecido com o Expresso no dia 11 de novembro. A 18 de novembro é a vez de Michele Marques e João Rodrigues, a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes