Caminho dos Monges, o novo percurso pedestre que liga Lamego a Tarouca
Inaugurado no dia 30 de março, o percurso pedestre, com cerca de 41 km, convida a descobrir o legado associado à Ordem de Cister no Vale Varosa. O Caminho dos Monges, de origem milenar, une os concelhos durienses de Lamego e Tarouca, entre património edificado e vinhedos
Os municípios de Lamego e Tarouca estão, desde o passado dia 30 de março, unidos através do Caminho dos Monges, um percurso pedestre com cerca de 41 km, ao longo do qual é possível descobrir o legado da Ordem de Cister no Vale Varosa. O Caminho dos Monges, que liga estes dois concelhos durienses, assenta nos pilares da cultura, do património, da natureza e da gastronomia.
Caminho dos Monges
“Um Caminho único e milenar que o vai transportar para outros tempos” é o convite deixado pelos promotores deste novo percurso, com 27 pontos de interesse, só no que respeita a património edificado. Ao longo dos 21,2 km no concelho de Tarouca e 19,8 km no município de Lamego, o Caminho dos Monges oferece ainda a beleza da paisagem, marcada pelos socalcos e vinhedos, e ainda grande diversidade de fauna, flora e parques ribeirinhos. Completam o roteiro diversos locais onde os visitantes podem degustar as melhores especialidades do território, como os espumantes do Vale do Varosa, de Tarouca e Lamego, os vinhos do Porto e os vinhos de mesa do Douro.
Caminho dos Monges
O Caminho dos Monges é o primeiro percurso pedestre de Grande Rota associado diretamente a núcleos arquitetónicos da Ordem Monástica de Cister, situado nas regiões vinhateiras do Távora-Varosa e do Douro. Entre os pontos de interesse destacam-se o Mosteiro de São João de Tarouca, a Torre e Ponte Fortificada de Ucanha, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Sé Catedral de Lamego e os Varandins do Varosa.
Para os dias 16 e 23 de abril estão agendadas caminhadas, respetivamente, no concelho de Tarouca e Lamego, que incluem almoço convívio e cuja inscrição é gratuita. Em Tarouca, prove os “Milhos no pote” do restaurante Tasquinha do Matias, em Lamego, os vinhos e os sabores tradicionais da The Wine House Quinta da Pacheca.
Sustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER. No âmbito da mobilidade sustentável, “Passeio Verde” é um projeto Boa Cama Boa Mesa, que conta com o apoio da Europcar e convida a descobrir o melhor da natureza em Portugal.
Mova-se para o lado elétrico e poupe
Ao alugar um carro elétrico na Europcar, não só ajuda a proteger o meio ambiente, mas também poderá reduzir os custos de viagem. Todos os alugueres de veículos elétricos incluem Carga Completa (Full Charge). Assim, não precisa de recarregar antes de o devolver no final do aluguer, economizando tempo e dinheiro. Acresce ainda que, cada aluguer de veículos elétricos, inclui cabos para carregar em casa ou na estrada.
A Europcar está fortemente empenhada em proporcionar a melhor experiência de viagem, desde o momento de reserva até à entrega das chaves. Para isso, a empresa disponibiliza viaturas recentes, com uma vasta frota de híbridos e elétricos, das mais prestigiadas marcas de automóveis, como é o caso do novo modelo agora disponível: o Mustang Mach E, o SUV desportivo 100% elétrico da Ford, com autonomia suficiente para o dia-a-dia e viagens longas.
A Europcar tem somado distinções e prémios como Escolha do Consumidor e Prémio 5 Estrelas, já este ano, que são votados diretamente pelos consumidores, que expressam desta forma a grande satisfação com os serviços prestados, especialmente, o Europcar Premium Pick-up, que permite a recolha da viatura em menos de um minuto - rápido, sem complicações e sem necessidade de papelada.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes