Da Terra à Mesa

Montado do Sobro e Cortiça: em busca dos tesouros naturais de Coruche (VÍDEO)

Loading...

VÍDEO: Região de confluência do Alentejo e do Ribatejo, Coruche é também a capital mundial do chamado Território do Montado do Sobro e Cortiça, um ecossistema peculiar e fértil. "Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante

VÍDEO: Marcado pelas enormes manchas de sobreiros e azinheiras alinhados na planície, o Montado é uma paisagem cultural única, apenas existente na bacia do Mediterrâneo e profundamente ligada à vida rural, pastoril e agrícola.

“Montado de Sobro” é o nome usado para designar as florestas de sobreiros que têm em Portugal encontra-se a maior área a nível mundial. “Em termos internacionais a área de montado é muito restrita, geograficamente localiza-se apenas na bacia do mediterrâneo e representa 2 milhões de hectares, Portugal tem um terço dessa área, altamente preparada para receber até mais matéria prima”, explica Carlos Abreu, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

“Aqui criou-se um dos ecossistemas mais importantes a nível mundial, e falamos ao nível de uma Amazónia. Um ecossistema muito representativo” que permite reduzir a emissão de gases com efeito de estufa: “Só por si um sobreiro descortiçado vai fixar cinco a seis vezes mais dióxido de carbono do que qualquer outra espécie de árvore”.

Além disso, tem um número imenso de espécies vegetais e animais que o tornam único e singular, com o lince ibérico, a águia imperial… espécies que usam o montado como “casa”.

Este ecossistema é também berço de produtos como a cortiça, a bolota, as carnes certificadas ou os cogumelos silvestres. A biodiversidade do Montado é um modelo a seguir, pela coexistência de culturas agrícolas; pela diversidade de espécies animais; e pelo aproveitamento de recursos. Aqui coexiste um sistema agrícola saudável, resiliente e biológico, que ajuda a promover a gestão eficiente de recursos naturais, como a água e os solos, em linha com as diretivas da Política Agrícola Comum.
contribuir para a adaptação às alterações climáticas e para a atenuação dos seus efeitos, bem como para a energia sustentável e promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água, os solos e o ar são prioridades para o programa da PAC em vigor até 2027.

Às portas de Coruche, junto ao Aqueduto Medieval, encontra-se um restaurante que serve à mesa os melhores sabores da lezíria, da charneca e dos rios.


“A nossa principal e primeira preocupação é dar a conhecer às pessoas aquilo que Coruche tem para oferecer. Começando pelos espargos bravos, as tubaras, que é uma espécie de trufa, peixes sazonais tão apreciados nesta altura, assegura António Macedo, do restaurante Sabores de Coruche (Monte da Barca, Coruche. Tel. 243618319).

Neste restaurante, a especialidade é novilha da charneca ribatejana, “uma raça que abunda no nosso concelho, que vive essencialmente no campo”, explica.

Para além do borrego da região e do porco preto do montado, a ementa do restaurante destaca as sugestões de touro bravo e de novilha da charneca ribatejana e, nas sobremesas, o arroz doce, à base de arroz carolino cultivado no vale do Sorraia, e o creme do Montado é uma sobremesa à base de farinha de bolota.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 18 de março de 2023 (11h35) conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.

"Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas