Quinta do Pisão: um oásis dedicado à agricultura biológica e regenerativa (VÍDEO)
Loading...
VÍDEO: Colher e comprar legumes e frutas biológicos, fazer caminhadas, passeios interpretativos ou a cavalo são algumas das muitas possibilidades desde espaço em pleno Parque Natural Sintra-Cascais. "Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante
VÍDEO: A agricultura biológica e regenerativa ganhou dimensão no concelho de Cascais desde que foi criada a primeira horta comunitária, em 2009. Hoje, o programa Terras de Cascais, além de 32 hortas, conta com 5 pomares e 4 vinhas, também comunitárias, num total de cerca de 800 parcelas atribuídas a munícipes. A Quinta do Pisão é um dos exemplos de maior sucesso da iniciativa. Todos os anos, cerca de 20 toneladas de vegetais provenientes de agricultura regenerativa e biológica chegam à mesa depois de aqui colhidos. Com perto de 380 hectares. Aberta a todos, permite aos visitantes colher e comprar legumes e frutas biológicas, além de organizar muitas atividades de conexão com a natureza e os animais.
“Aqui temos por um lado a regeneração ambiental”, explica Joana Balsemão da Quinta do Pisão, detalhando que além do renascimento da natureza, “há também uma regeneração económica”. Numa visita à quinta é possível adquirir “produtos que são de design social e aqui mistura-se outro tipo de regeneração, a social”, destaca, sublinhando que “esta é a melhor montra de regeneração que pode existir”.
A Quinta do Pisão aposta num sistema agrícola saudável, resiliente e biológico, que ajuda a promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água e os solos, em linha com as diretivas da Politica Agrícola Comum, que tem como objetivos, até 2027, apoiar os rendimentos e a resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a união, de modo a reforçar a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água, os solos e o ar.
Inaugurado em janeiro deste ano, o forno comunitário é a mais recente aposta. Nas manhãs de sábado, o pão de trigo barbela com massa mãe, biológico e produzido na horta, sai quentinho do forno a lenha.
Em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, no espaço é possível combinar diversas atividades, como caminhadas, passeios interpretativos, de segway ou a cavalo, e conviver com os burros, as ovelhas campaniças ou os cavalos garranos. Integra ainda um picadeiro e trilhos especiais para mobilidade reduzida.
Para desfrutar da frescura e dos sabores do que a terra dá, nada melhor do que sentar-se à mesa. Ali perto, no coração de Cascais, na Lota da Esquina, Vítor Sobral dedica-se aos sabores locais, muitos deles provenientes da Quinta do Pisão. Em particular no espaço Fogo, com um conceito mais ligado à terra, onde se privilegiam os legumes e a carne, preferencialmente biológicos e grelhados. Em comum o respeito pela gastronomia lusófona, uma das premissas da cozinha do chef Vítor Sobral que na Lota da Esquina dedica o piso Água, aos peixes e mariscos do dia.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 11 de março de 2023 (11h35) conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional. Este é o décimo episódio da trigésima temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.
"Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes