Prémios Guia Boa Cama Boa Mesa: Pedro Lemos é o Chef do Ano 2025
Pedro Lemos, Chef do Ano 2025
FERNANDO VELUDO / NFACTOS
Em Coimbra, a cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 distinguiu os melhores hotéis e restaurantes portugueses. Entre novidades e surpresas, contam-se 40 restaurantes e 33 alojamentos premiados com Garfo e Chave de Platina, Ouro e Prata, prémios Sustentabilidade, Revelação e Personalidade Revelação, além de Pedro Lemos, eleito do Chef do Ano e Nuno Diniz, agraciado pela carreira dedicada à gastronomia. Conheça todos os premiados
São 22 anos de publicação ininterrupta do guia mais completo de Portugal no que toca a restaurantes e alojamentos. A seleção de quase mil espaços, 411 alojamentos e 588 restaurantes nacionais culmina na cerimónia de entrega de prémios que assinala o lançamento do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 e distingue os melhores entre os melhores.
Pela primeira vez, a cerimónia de entrega de prémios realizou-se fora da Grande Lisboa. O Convento Sao Francisco, em Coimbra, foi o palco escolhido para celebrar o melhor do turismo nacional. Foram entregues cinco Garfos de Platina, 14 de Ouro e 21 de Prata; seis Chaves de Platina, nove de Ouro, e 18 de Prata, além das distinções de Prémio Carreira a Nuno Diniz e Chef do Ano 2025 a Pedro Lemos.
Foram ainda distinguidos o chef Leonel Pereira, que recebeu o Prémio Sustentabilidade pelo trabalho de investigação e cozinha do restaurante Check In by Leonel Pereira. Do lado Cama, a distinção Sustentabilidade foi entregue ao Craveiral Farmhouse, em Odemira. Ambos os prémios contam com o apoio do Recheio. Novidades em 2025, os prémios Revelação foram atribuídos ao restaurante Pedro Lemos, no Porto, e ao Viceroy at Ombria Algarve, localizado em Loulé.
Estreia no Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, João de Eça Lima, do Xisto, em Penela, na vertente Mesa, e Márcia Vilar, do Story Studio Sortelha, no Sabugal, na vertente Cama, conquistaram os galardões de Personalidade Revelação.
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, já está disponível nas bancas por 19,90. Pode também encomendar AQUI com desconto e oferta de portes.
FERNANDO VELUDO / NFACTOS
Selecionar e descentralizar Desde a última edição, em abril de 2024, os jornalistas do “Boa Cama Boa Mesa” percorreram o país para conseguir avaliar o maior número de restaurantes e alojamentos. As avaliações encerraram nos primeiros dias de abril. Na vertente “Boa Cama” existem fatores de avaliação claros, como o projeto turístico, edifício e arquitetura, decoração, serviços disponibilizados, atendimento, sustentabilidade e, obviamente, relação preço/qualidade. Já na vertente “Boa Mesa”, a seleção dos melhores foi orientada por critérios de avaliação a partir de oito grandes áreas: comida, conceito, produto, local, serviço, garrafeira, relação preço/qualidade e sustentabilidade.
Elemento determinante na avaliação e seleção final de alojamentos e restaurantes é gerado pela importância do projeto na área onde se insere, nomeadamente quando é estruturante para a região e de grande relevância para o desenvolvimento local. Para além de todos estes critérios, o “Guia Boa Cama Boa Mesa” segue um objetivo de descentralização, identificando, sempre que existam, restaurantes e alojamentos representativos de todos os concelhos do país, privilegiando essa ocupação geográfica em detrimento da concentração nas grandes cidades, tornando-se não apenas um guia de “boa cama e de boa mesa”, mas também um convite a descobrir Portugal.
Prémios Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, em Coimbra
FERNANDO VELUDO / NFACTOS
PREMIADOS BOA CAMA
CHAVE DE PLATINA
AREIAS DO SEIXO (Torres Vedras) ↑
HERDADE DA MALHADINHA NOVA (Beja) =
SÃO LOURENÇO DO BARROCAL (Reguengos de Monsaraz) =
SIX SENSES DOURO VALLEY (Lamego) =
THE YEATMAN (Vila Nova de Gaia) =
VILA VITA PARC (Lagoa) =
CHAVE DE OURO
CASAS DO CÔRO (Mêda) =
L’AND VINEYARDS (Montemor-o-Novo) ↑
LUZ HOUSES (Ourém) ↑
PENHA LONGA RESORT (Sintra) =
QUINTA DA COMPORTA (Grândola) =
RITZ FOUR SEASONS HOTEL LISBOA (Lisboa) =
SUBLIME COMPORTA (Grândola) =
THE RESERVE (Funchal) Novo
TORRE DE PALMA WINE HOTEL (Monforte) =
CHAVE DE PRATA
BAIRRO ALTO HOTEL (Lisboa) =
BELA VISTA HOTEL & SPA (Portimão) Novo
CARMO’S BOUTIQUE HOTEL (Ponte de Lima) =
CASA DE SÃO LOURENÇO (Manteigas) =
H2OTEL - CONGRESS & MEDICAL SPA (Covilhã) Novo
HERDADE DO SOBROSO (Vidigueira) =
LES SUITES AT THE CLIFF BAY (Funchal) =
MONVERDE - WINE EXPERIENCE HOTEL (Amarante) =
OCTANT HOTELS DOURO (Castelo de Paiva) =
QUINTA DE S. BERNARDO – WINERY & FARMHOUSE (Mesão Frio) =
QUINTA NOVA DE NOSSA SENHORA DO CARMO (Sabrosa) =
SANTA BÁRBARA ECO BEACH RESORT (Ribeira Grande) =
SOCALCO NATURE CALHETA (Calheta) Novo
TERRA NOSTRA GARDEN HOTEL (Povoação)
TOREL AVANTGARDE (Porto) =
VENTOZELO HOTEL & QUINTA (São João da Pesqueira) =
VIDAGO PALACE HOTEL (Chaves) =
VINHA BOUTIQUE HOTEL (Vila Nova de Gaia) ↓
REVELAÇÃO 2025 VICEROY AT OMBRIA ALGARVE (Loulé)
PERSONALIDADE REVELAÇÃO 2025 MÁRCIA VILAR - STORY STUDIO SORTELHA (Sabugal)
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, vai estar disponível nas bancas, a partir de 9 de maio, por €19,90. Pode, desde já, aproveitar a campanha de pré-venda Boa Cama Boa Mesa, com desconto e oferta de portes.