Boa Cama Boa Mesa

Jantar especial em Gaia leva à mesa as “melhores carnes do mundo”

Jantar especial em Gaia leva à mesa as “melhores carnes do mundo”
Conduzido por José Gordón, chef do El Capricho, considerado um mestre das melhores carnes do mundo, o jantar especial acontece a 6 de junho, no restaurante 1828, localizado no World of Wine, em Vila Nova de Gaia

É em Vila Nova de Gaia, com uma vista soberba sobre a cidade do Porto e o rio Douro, que acontece um jantar especial com “as melhores carnes do mundo”. A cozinha da Steakhouse 1828 será assegurada por José Gordón, chef do El Capricho, que criou para esta refeição agendada para 6 de junho um menu exclusivo onde brilha a estrela da casa: a “Chuleta by El Capricho”.

Com uma parceria inédita em Portugal com a marca espanhola conhecida pelas “melhores carnes do mundo”, o restaurante 1828 Steakhouse, instalada no WOW (World of Wine), foi considerada, em 2022, “Steakhouse of the Year in Portugal”, nos Travel & Hospitality Awards.

As carnes do produtor espanhol mantêm-se como base do menu e o anfitrião da noite volta a ser José Gordón, que assume os comandos do El Capricho, na pequena localidade que o viu nascer e crescer: Jiménez de Jamuz, na província espanhola de Leão, a cerca de três horas do Porto.

Tártaro Caviar

O menu desenhado para este jantar especial começa com um “Tártaro & Caviar”, preparado com lombo de boi com 20 dias de maturação. Para que o prato seguinte chegue à mesa, são necessários quatro anos - o tempo de cura da “Cecina”, um “presunto” de boi, em que as gorduras enraizadas dão à carne um sabor profundo. Já para a “Morcela de boi”, a sugestão seguinte do menu, é feita uma desconstrução, colocando-a sobre um crostini de pão artesanal e finalizado com pickle de maçã Granny Smith e germinados.

A seguir, a “Chuleta by El Capricho” promete ser o grande momento da noite, não apenas pela sublime tenrura da carne de vaca, mas também pela forma como é servida. De mesa em mesa, José Gordón irá apresentar o conceito das carnes El Capricho com a mestria que permite preservar todas as suas características.

Para finalizar a refeição, marcada por sabores tão intensos, a sobremesa vai primar pela frescura: “Tarte de limão merengada”.

1828 Steakhouse

Sendo o restaurante 1828 Steakhouse especialista na harmonização de vinhos tranquilos e do Porto, a escolha dos pairings cabe à equipa da casa, que serve Quinta de Santiago Rosé 2021 (Minho), Tapada do Chaves Reserva 2016 (Alentejo) e, para finalizar, Taylor's 10 Year Old Tawny Port.

As reservas para este jantar, que custa €120 por pessoa, podem ser feitas online, através do e-mail book@wow.pt ou do Tel. 220121212. Todos os pratos integram a ementa regular do restaurante 1828 Steakhouse (Rua do Choupelo 39, Vila Nova de Gaia. Tel. 220121212) e podem ser provados também de terça-feira a domingo, das 19h00 às 23h00. Aos fins de semana, a steakhouse abre no período de almoço, das 12h30 às 15h00.

Chef José Gordon

Sobre José Gordón

Nascido em Jiménez de Jamuz, na região espanhola de Leão, há mais de 30 anos, que José Gordón começou o que viria a ser uma verdadeira paixão: a procura pelos melhores exemplares de bois que encontra nas regiões de Leão, Astúrias, Cantábria, Galiza e Portugal. A livre e longa criação destes animais no campo e, depois, a maturação exímia da carne são outras das vertentes a que José Gordón dedicou a sua vida a aprimorar, com resultados de nível mundial: as carnes El Capricho foram apelidadas como as “melhores”, em artigos do The Guardian e da Time, e têm apreciadores de todo o mundo a comprová-lo.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas