Balões de ar quente, paisagem e música eletrónica: bem-vindos ao Sabor & Vilariça Ballon Fest
do Sabor & Vilariça Balloon Fest
O evento realiza-se de 26 a 30 de abril em Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Todas as atividades, incluindo, o batismo de balão de ar quente estático, são gratuitas. A primeira edição Sabor & Vilariça Balloon Fest inclui uma noite especial que junta balões e música eletrónica
Em estilo itinerante, a região de Trás-os-Montes recebe a primeira edição do Sabor & Vilariça Ballon Fest, um festival internacional de balonismo que decorre nos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros e Vinhas, entre os dias 26 e 30 de abril. Simplificando, a cada dia, o evento instala-se num dos municípios convidado os visitantes a participar em diversas atividades gratuitas, incluindo o batismo de balão de ar quente estático.
Sabor & Vilariça Balloon Fest
Na base do festival estão 15 balões de ar quente que farão voos estáticos e livres por cima das paisagens transmontanas e durienses. Para o concelho de Vila Flor está reservada a oportunidade de assistir, a 28 de abril, a voos livres e à festa Night Glow, que consiste num espetáculo de luz e som, onde os balões sincronizam os respetivos queimadores ao ritmo de música eletrónica. Este é considerado um dos momentos altos do Sabor & Vilariça Balloon Fest - I Festival Internacional de Balonismo.
Todas as experiências do evento são gratuitas, mas obrigam a reserva, através da página oficial do Sabor & Vilariça Ballon Fest, onde também pode conhecer o programa completo da iniciativa.
Entre 26 e 30 de abril, os municípios envolvidos promovem diversas iniciativas ligadas ao balonismo e de divulgação de atividades de natureza, gastronomia, património, saúde e bem-estar.
"Ao olharmos para o Vale da Vilariça ou para a paisagem esmagadora dos Lagos do Sabor, o Douro ou o Vale do Tua, percebemos que o balonismo poderia ser uma âncora para a promoção turística nestes territórios", referiu o presidente do Turismo do Porto e Norte, João Pedro Martins, na apresentação da iniciativa. Um evento que, nas palavras de Eduardo Tavares, presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, ajuda a promover um "território de excelência, onde se reúnem vários selos da UNESCO”, mais especificamente o das duas paisagens classificadas Património Mundial: a Arte Pré-Histórica do Vale do Côa e o Douro Vinhateiro.
Segundo avançou o Turismo do Porto e Norte, o peso económico do balonismo é de dois milhões de euros e estima-se que em 2022 tenham sido transportados cerca de 7500 passageiros por todos os operadores, sobretudo em voos de natureza turística.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes