Boa Cama Boa Mesa

Tome nota: estes são os destinos em Portugal que deve visitar em março

Tome nota: estes são os destinos em Portugal que deve visitar em março

No mês em que se celebra o Dia da Mulher, aceite o convite para descobrir, em vários locais, a beleza das camélias. De norte a sul, a gastronomia é outro elemento agregador nestas sugestões, em que natureza e cultura são aliciantes adicionais para visitar estes destinos em Portugal

Deixe-se cair em tentação com o festival chocolate em Óbidos ou acelere em Portimão, inspirado pelo MotoGP. Entre os destinos que deve visitar ao longo do mês de março destacam-se ainda Salvaterra de Magos e Montemor-o-Velho. Mas, no mês em que se celebra o Dia da Mulher, aceite o convite para descobrir, em vários locais, a beleza das camélias.

Março: o mês das camélias
Ao ritmo da natureza, o mês de março é a época ideal para apreciar a beleza das cores das camélias, que atingem o esplendor por estes dias. Conhecida como a Capital das Camélias, Celorico de Basto, no Minho, recebe, entre 16 e 18 de março, mais uma edição da Festa Internacional das Camélias. Como habitualmente ocorre, a vila estará decorada com elementos relacionados com as camélias, nomeadamente nas fachadas e varandas das casas e nas montras dos estabelecimentos comerciais. A novidade este ano é que as antigas estações ferroviárias do concelho, recentemente requalificadas pela autarquia, estarão decoradas com centenas de camélias, convidando assim a uma visita aos vários jardins situados ao logo da ecopista do Tâmega. O desfile do último dia inclui uma batalha de flores.

No Porto, o Parque de São Roque é o ponto de encontro de produtores e apreciadores de camélias da cidade, no fim de semana de 4 e 5 de março. Com entrada livre, a 27.ª Exposição de Camélias, além da tradicional mostra, onde o público terá oportunidade de conhecer diferentes exemplares desta icónica flor, colorida e sem cheiro, haverá espaço para o tradicional Mercado das Camélias, onde os interessados podem admirar e adquirir exemplares das diversas espécies. Conte com animação musical e diversos workshops para a família. Conheça AQUI o roteiro completo na cidade do Porto.

Ao longo do mês de março, as camélias em flor são o maior atrativo do Parque Terra Nostra, situado nas Furnas, na ilha açoriana de São Miguel. Detido pela Bensaude Hotels Collection, o Parque Terra Nostra adquire novas cores nesta época, considerada a época ideal para visitar a coleção de camélias no seu esplendor. Neste momento, existem mais de 800 cameleiras diferentes no Parque Terra Nostra. Conte ainda com diversas iniciativas, entre visitas guiadas e workshops. Em paralelo, até dia 26 de março, é possível provar o cocktail especial Camellia Garden, no The Gardener Bar & Terrace, ou usufruir de um tratamento de bem-estar especial no Wellness Place, o Spirulina Lifting & Detox Facial, assinado pela IGNAE, que conta com a camélia japónica como um dos principais ativos.

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
Carlos Duarte

Tentações de chocolate em Óbidos
É sempre com grande expectativa que miúdos e graúdos aguardam a confirmação das datas de mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate, em Óbidos. Assim, entre os dias 10 e 26 de março não vão faltar produtos e derivados de chocolate para tentar os visitantes. Uma das grandes novidades desta edição são as tabletes Bugs. O curador do Festival Internacional de Chocolate, Francisco Siopa, garante que estes chocolates com insetos serão uma tendência nos próximos anos. Quem tem coragem para provar? Conte ainda com diversas iniciativas, momentos de animação e espaço de diversão para os mais novos. O tema da 21.ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos é a “Banda Desenhada”.

Mês da Enguia
CM Salvaterra de Magos

Mês da Enguia em Salvaterra de Magos…
Entre 1 de março a 2 de abril, o concelho ribeirinho de Salvaterra de Magos promove a 27ª edição do Mês da Enguia. Das mais tradicionais - fritas, de ensopado e de caldeirada -, às mais inovadoras como a enguia grelhada, fricassé, cataplana ou escabeche, molhata ou torricado de enguias, espetada, à lagareiro ou sopa de enguias, são muitas as propostas para degustar nos 17 restaurantes aderentes. Aproveite as atividades associadas à iniciativa, como os passeios de barco no rio Tejo, bem como a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais (às sextas-feiras, sábados e domingos), com a participação de uma centena de artesãos e produtores de várias regiões do país e animação variada. Aproveite ainda para visitar a Falcoaria Real e a arte da Falcoaria, prática classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a aldeia do Escaroupim com os vários núcleos museológicos. Conheça toda a programação e informação na página da iniciativa Mês da Enguia.

Castelo de Montemor-o-Velho
Turismo Centro de Portugal

… e arroz de lampreia em Montemor-o-Velho
O Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho, realiza-se de 10 a 19 de março, com um programa de animação reforçado e ainda viagens de comboio turístico gratuitas. As viagens de comboio turístico realizam-se nos dias 11, 12, 18 e 19 de março, durante a tarde, com três percursos temáticos, onde será possível conhecer o património edificado, agrícola e natural do concelho. Para provar o tradicional arroz de lampreia, existem duas possibilidades: reservar mesa nos 12 restaurantes aderentes ou na tenda do evento instalada no centro da vila, com cinco tasquinhas, oito espaços de bares e petisqueiras, seis espaços de doçaria tradicional e um mercado de produtos endógenos, assim como um espaço de exposição de artesanato. Este ano decorre também as 24 horas de arroz-doce ao vivo, nos dias de 10, 11 e 18 de março, onde o público toma o lugar de protagonista do festival e dá a provar as suas próprias receitas. Recorde-se que, desde 2015, o arroz carolino do Baixo Mondego está na lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Barca Arade

Acelerar em Portimão
Pela primeira vez, o campeonato do mundo de MotoGP arranca na Europa e, mais precisamente no Autódromo internacional do Algarve, em Portimão. A prova vai decorrer nos 24 e 26 de março. Para além de apoiar o português Miguel Oliveira, nas semanas que antecedem o Grande Prémio vai ser possível assistir às sessões de testes MotoGP (11 e 12 de março) e Moto2 e Moto3 (17, 18 e 19 de março). Aproveite a ida ao Algarve para fazer um passeio pelo rio Arade, com partida em Portimão. A bordo da Barca Arade (Tel. 963741189) está o capitão João Venâncio, que, desde início da década de 1990, partilha a história relacionada ao segundo maior rio do Algarve. Com nascente na serra do Caldeirão, as águas foram a única via de comunicação existente entre Portimão e Silves, até ao século XIX. Conhecer tão rico património natural da envolvente ribeirinha, ouvir os episódios históricos de que o rio Arade foi palco, com destaque para o campo de concentração dos Cruzados e a gruta onde está Santo António, e descobrir algumas das aves migratórias desta região, incluindo flamingos,é possível na subida de barco pelo rio Arade. À chegada a Silves, os passageiros têm cerca de duas horas para visitar a cidade. O castelo e o mercado são dois pontos imperativos. Em alternativa, há a possibilidade de almoçar num restaurante típico, na companhia de João Venâncio.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas