Loading...

Boa Cama Boa Mesa

Ouro, pedra e água para descobrir no Alto Tâmega (VÍDEO)

VÍDEO: No Alto Tâmega, por Vila Pouca de Aguiar, a região serve de porta para o Alvão e guarda tesouros naturais e sabores ancestrais. Terra de ouro, pedra e água, seja verão ou inverno há muito para descobrir na ligação entre o Minho e Trás-os-Montes.

VÍDEO: Em passeio pelo Alto Tâmega, Vila Pouca de Aguiar é o ponto de partida para uma viagem de descoberta, com passagem pela Lagoa do Alvão e Castelo de Aguiar da Pena, uma ruína que remonta ao século X. A poucos quilómetros de distância, merece visita o Complexo Mineiro de Tresminas. As escavações remontam à época romana e, desde esses tempos, que o ouro foi a atração maior desta região. Rume depois às casas castrejas do Alvão Village & Camping, uma aldeia de 13 casas com paredes em pedra e telhados em colmo. A riqueza de Vila Pouca de Aguiar não se esgota no ouro e na pedra, com destaque para o granito e o xisto. Também as águas da região ganharam fama internacional, com destaque para o Pedras Salgadas Spa & Nature Park.

No Alto Tâmega e Barroso, na ligação entre o Minho e Trás-os-Montes, a gastronomia tradicional apoia-se na qualidade dos produtos, nas tradições, nos saberes antigos e na preservação das raças autóctones. Prove-os no Restaurante Costa do Sol, com vista privilegiada, no outono o cabrito é servido com outros produtos de época, como os cogumelos selvagens e as castanhas. Outro emblema da região com sucesso à mesa é a carne de raça maronesa, com certificação DOP.

Restaurante Costa do Sol
Restaurante Costa do Sol

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, estreia este sábado, dia 3 de dezembro de 2022 (11h35) e conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional. Este é o nono episódio da vigésima nona temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

+ Vídeo
+ Vistas