Loading...

Boa Cama Boa Mesa

Descobrir os tesouros gastronómicos do Baixo Guadiana (VÍDEO)

VÍDEO: No sotavento algarvio, o Baixo Guadiana integra os municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Região influenciada pela serra, o rio e o mar, guarda produtos únicos identitários da flor de sal ao mel, dos citrinos ao figo e da amêndoa à alfarroba.

VÍDEO: A serra, o rio e o mar do Algarve conduzem uma viagem pela região do Baixo Guadiana, que integra os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Muito procurada pela praia, esta é uma região rica produtos únicos e identitários, da flor de sal ao mel, dos citrinos ao figo e da amêndoa à alfarroba. Em Vila Nova de Cacela, o agroturismo Casa de Cacela é um dos produtores de alfarroba da região. Substituto natural do chocolate, ganhou fama através do uso na doçaria algarvia, como a famosa torta de alfarroba e, mais recentemente, como estrela do verão, graças às bolas de Berlim de alfarroba.

As qualidades deste fruto também conquistaram a alta cozinha destacando-se Rui Silvestre, curador do projeto gastronómico À Mesa do Baixo Guadiana e chef do Vistas, instalado no resort Monte Rei. O restaurante Vistas Rui Silvestre foi premiado com um Garfo de Ouro e ostenta uma Estrela Michelin.

À Mesa do Baixo Guadiana
À Mesa do Baixo Guadiana
Ricardo Bernardo

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, estreia este sábado, dia 17 de setembro de 2022 (11h35) e conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional. Este é o décimo primeiro episódio da vigésima oitava temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

+ Vídeo
+ Vistas