Com degustações, showcooking e diversão, em Ílhavo o bacalhau é o rei da festa
Festival do Bacalhau
Turismo Centro de Portugal
Dias de diversão e entretenimento para miúdos e graúdos, noites de música e, a toda a hora, degustações e momentos de showcooking que se traduzem em mil e uma maneiras de degustar o “fiel amigo”. O Festival do Bacalhau instala-se na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, de 10 a 14 de agosto com entrada livre.
Com uma longa história ligada à pesca, transformação e confeção do bacalhau, a Gafanha da Nazaré elogia o produto e o legado piscatório durante os conco dias em que decorre o Festival do Bacalhau. 14 associações locais, herdeiras do conhecimento sobre o “fiel amigo”, preparam mil e uma formas de saborear em degustações, provas, concursos e showcookings. A celebração decorre no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, durante cinco dias e noites.
Festival do Bacalhau
A gastronomia, onde também se destaca o pão de Vale de Ílhavo e a companhia doos vinhos da Bairrada, é o forte da festa mas há muito mais para fazer antes e depois de se sentar à mesa. Artesanato, animação, de manhã à noite, com oficinas e atividades para as famílias e as tradicionais "Corrida Mais Louca da Ria" (dia 13) e a "Volta ao Cais em Pasteleira” (dia 14) são alguns dos momentos altos.
Quando a noite cai, acendem-se as luzes dos palcos que acolhem concertos de Dulce Pontes, Bárbara Bandeira, UHF, Sons do Minho, ou Os Quatro e Meia.
Navio-Museu Santo André
Durante o Festival do Bacalhau é também possível visitar o Navio-Museu Santo André, atracado no Jardim Oudinot, que recentemente reabriu ao público com um novo projeto museográfico que transporta o visitante para uma viagem a bordo nos mares do Atlântico Norte e pela memória da pesca do bacalhau, com destaque para as visitas especiais e a apresentação da peça de teatro “Além dos Mares de Fim do Mundo”, nas noites de 11, 12 e 13 de agosto.
Noruega é o país convidado nesta edição do Festival do Bacalhau
Nesta edição do Festival do Bacalhau, organizado pela camara Municipal de Ílhavo, a Noruega é o país convidado e será representado pela Noorwegian Seafood Council, empresa pública responsável pela divulgação dos produtos noruegueses em todo o mundo.
Conheça o programa completo do Festival do Bacalhau no site visitÍlhavo
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes