Boa Cama Boa Mesa

Manama, a nova minicabana rotativa para dormir na costa alentejana

2 agosto 2022 9:57

Instalada entre oliveiras centenárias, a nova minicabana rotativa do Figueirinha Ecoturismo oferece o aconchego da natureza e o canto dos pássaros logo pela manhã.

2 agosto 2022 9:57

Dormir numa cabana no meio de oliveiras centenárias? É a “Manama”, a mais recente casa com apenas dez metros quadrados, do Figueirinha Ecoturismo. O alojamento foi criado há dez anos, sob a temática da preservação da Natureza, na Herdade da Figueirinha dos Condados, propriedade situada em Relíquias, a 25 quilómetros de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.

Manama é a designação atribuída às mães, em África, e o facto de ser pequena tem a ver com a sensação de aconchego, de colo. Neste espaço cabem cama de casal, mesas de cabeceira e mesa de apoio com duas cadeiras. Cabide e espelho também não faltam! A casa de banho privativa foi instalada mesmo ao lado. No âmbito da certificação Bike Friendly Silver do Figueirinha Ecoturismo, a minicabana (a partir de €65) privilegia o acolhimento a ciclistas.

Figueirinha Ecoturismo

Figueirinha Ecoturismo

O Figueirinha Ecoturismo (Herdade da Figueirinha dos Condados, Relíquias. Tel. 966706858), de Paula Silva e Alexandre Coutinho, dispõe ainda de quatro quartos e três tendas inspiradas em terras africanas, em prol do respeito pela Natureza. Há mesa comunitária, para os pequenos - almoços, e cozinha para partilhar, onde pode preparar as refeições. Descanse nas camas de rede, espreguiçadeiras e paletes com colchões espalhadas pelo jardim de oliveiras, sobreiros e pomar, e faça um piquenique na vizinha Senhora das Neves. A piscina biológica é contígua a um areal de acesso, para maior comodidade dos mais novos. Quanto ao acesso, fica a recomendação de viajar de comboio, para chegar à Funcheira, de onde é assegurado o transporte até este paraíso alentejano.

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Algarve, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 1 de julho 2022.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!