Boa Cama Boa Mesa

Evento gastronómico Fogo de Chão e Potes no Quintal promete a melhor comida do antigamente

4 maio 2022 14:55

Se tem saudades do sabor dos cozinhados antigos, elaborados no pote, sobre uma fogueira, saiba que o restaurante Ferrugem transfere-se para o quintal durante um ciclo de experiências de cozinha ao ar livre. A primeira edição do Fogo de Chão e Potes no Quintal é já dia 7 de maio.

4 maio 2022 14:55

Tal como antigamente, em que o lume da fogueira servia de combustível e um pote de recipiente de excelência para transformar ingredientes em saborosos pratos da cozinha nacional, a cozinha do restaurante Ferrugem, em Famalicão, premiado com um Garfo de Prata no gui Boa Cama Boa Mesa 2022 desdobra-se para recuperar a experiência e transfere-se para o quintal, replicando a primeira edição do evento, que aconteceu há dois anos.

Cozinhando em potes de ferro fundido e ao ar livre, a proposta “baseia-se num exercício de partilha, em que o chefe mostra a sua versatilidade gastronómica e a paixão pelas origens, invocando pratos de conforto e fazem parte do imaginário rural, resultando em iguarias de aspeto popular e sabor absolutamente sofisticado”, revela o chef em comunicado.

Para as várias sessões do evento – a primeira agendada para o próximo sábado, dia 7 de maio - haverá chefes convidados e vários produtores de vinho, estando já confirmadas as participações da Quinta da Faísca e Adega Casa da Torre, Quinta do Crasto, Quinta das Bágeiras, Quinta de Cottas, Quinta de Ceis, Covela e Quinta de Soalheiro. Juntam-se ao evento outros produtores nacionais das mais variadas áreas, com destaque para a “Infusões com História”, parceiro oficial de 2022.

Cozinha de Chão e Potes no Quintal

Cozinha de Chão e Potes no Quintal

O ciclo de experiências de cozinha ao ar livre é organizado pelo chefe e proprietário do restaurante Ferrugem, e a mulher, a arquiteta Anabela Rodrigues Cunha, no quintal da Casa Ana Monteiro, situada a apenas 200 metros do restaurante.

Pequena quinta da família, com uma habitação de arquitetura popular, atualmente destinada à exploração turística, oferece um jardim, horta biológica e excelentes condições para a criação de animais de capoeira, e é, “tanto pela beleza do espaço, como pela privacidade que a topografia do terreno confere-lhe”, palco perfeito para as experiências de Fogo de Chão e Potes no Quintal.

7 e 21 de maio, 4 e 18 de junho, 9 e 23 de julho, 6 de agosto, 10 e 24 de setembro, 8 e 22 de outubro são as datas marcadas para fazer acontecer um regresso ao passado, na cozinha de pote que tem sido recuperada por Renato Cunha.

As reservas para o Fogo de Chão e Potes no Quintal do restaurante Ferrugem (Rua das Pedrinhas, 32, Portela. Tel. 252911700) podem ser feitas pelo Tel. 932012974 ou por email.

Cozinha de Chão e Potes no Quintal

Cozinha de Chão e Potes no Quintal

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!