25 março 2009 14:38
A viabilidade do Plano Director do Aeroporto Regional de Bragança já foi aprovada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). Este é o primeiro passo para a transformação do aeródromo da capital de distrito num aeroporto regional à escala europeia.
25 março 2009 14:38
"Estamos a desenvolver os projectos para concretizarmos esta oportunidade ao nível das acessibilidades à região. Depois de aprovada a viabilidade, o projecto de execução está em fase de aprovação pela autoridade aeronaútica nacional", realça o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes.
Trata-se de um investimento de cerca de 28 milhões de euros, que pode revolucionar as acessibilidades ao Nordeste Transmontano.
Para Jorge Nunes, a única forma de conseguir financiamento para esta infra-estrutura é através de verbas comunitárias, por via dos fundos de coesão. "Estamos a falar de uma migalha tendo em conta os investimentos previstos para Lisboa. É cerca de metade daquilo que vai ser gasto apenas na primeira fase de descontaminação dos terrenos na margem esquerda do Tejo", exemplifica o edil bragançano.
Ampliação para 2300 metros e reforço da resistência da pista vão permitir a aterragem de aeronaves com capacidade para 150 passageiros
Confrontado com as dificuldades em atrair investimentos para a região, Jorge Nunes invoca o exemplo da vizinha Espanha, que tem uma rede primária de aeroportos e tem a rede secundária em evolução e em estruturação. "Estamos a 200 quilómetros do Porto e de Valladolid e temos que direccionar os investimentos para beneficiarmos desta posição estratégica", defende o autarca.
Além disso, Jorge Nunes, lembra que o aeroporto de Bragança "não vai fazer frente a ninguém", apenas deve ser "promovido no âmbito da coesão do território e da resposta à mobilidade de pessoas e mercadorias, em complementaridade com a rede primária".
O novo projecto prevê a ampliação da pista de 1700 para 2300 metros de comprimento por 45 de largura, com 15 metros de bermas pavimentadas, reforço da resistência da pista, plataforma de estacionamento, um novo terminal com capacidade para 200 passageiros em hora de ponta, um edifício de bombeiros, uma zona industrial com oficinas de apoio à navegação e um parque de estacionamento para veículos. Numa fase posterior, se o movimento o justificar, será feita uma segunda pista paralela, exactamente com as mesmas características.
Esta transformação vai permitir a aterragem de aviões de maior porte, como é o caso dos Boings B737-800, a única aeronave usada pelas companhias "low cost".
O aeroporto em números
28 milhões é o custo do aeroporto regional.
2300 metros é o comprimento da nova pista.
1700 metros é o comprimento da pista actual.
200 é o número de passageiros da nova aerogare e o número de quilómetros que separam Bragança do Porto e de Valladolid.
150 é o número médio de passageiros das aeronaves que vão poder operar no aeroporto.
60 metros é a largura da nova pista, incluindo as bermas.
3 é o número de postos de estacionamento da nova plataforma.
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