23 outubro 2009 11:06
No passado dia 9 de Outubro registou-se mais uma morte após a queda de uma aeronave. O único ocupante do aparelho era um engenheiro electrónico de 44 anos, residente na localidade de Aldeia Nova, concelho de Vila Real de Santo António.
23 outubro 2009 11:06
Na altura, uma equipa do GPIAA esteve no local e recollheu destroços para peritagem, porém, fontes daquele gabinete explicaram ao Jornal do Algarve que "se trata de uma investigação demorada, ainda para mais quando existem fatalidades" e que "pode levar meses até se conhecerem resultados".
António João Justo Calvinho, pilotava um aparelho francês (Colomban Mc-15 Cricri) que, de acordo com o diário Correio da Manhã que citava uma fonte próxima da vítima, "estava a funcionar perfeitamente e tinha sido inspeccionado pelo Instituto Aeronáutico francês." Este modelo é o bimotor mais pequeno do mundo, tem uma autonomia de 750 Km e pode alcançar os 170km/h. É um aparelho normalmente utilizado em acobracias e uma das hipóteses levantadas é que o piloto tenha falhado uma manobra enquanto experimentava todas as potencialidades do bimotor.
Recorde-se, que António Calvinho era um "piloto experiente, com grandes conhecimentos de aeronáutica e que inclusive já tinha voado num Alto Giro (espécie de helicóptero)", segundo o Dr.Afonso Drago, proprietário do aeródromo da Praia Verde, que conhecia bem a vítima e que enalteceu os seus conhecimentos, uma vez que terá sido o piloto a montar o aparelho e que conhecia em pormenor a aeronave. Michelle, um amigo francês, e António Calvinho trocavam experiências e terá sido este amigo que trouxe certos componentes de França para o ultraleve.
Contactada pelo Jornal do Algarve, fonte da GNR, entindade que tomou conta da ocorrência "António era um piloto experiente, com muitas horas de voo e nada fazia prever o acidente". Um pescador, testemunha ocular, afirma que o aparelho estava a voar demasiado baixo visto que passou um pouco acima da sua embarcação, frisando no entanto que este estava a funcionar normalmente. Segundo recentes declarações de um piloto de formação à Antena 1, "o avião tem uma velocidade `x´ para voar e depois entra em perda.Quando cai sobre a terra, e se estiver baixo, o piloto não consegue recuperar". Assim, aquele especialista aponta a baixa altitude e uma falha do motor como outra das causas prováveis do acidente.
O motor terá deixado de funcionar acabando por cair a pique, tendo sido descartada qualquer causa relacionada com as condições climatéricas.
O acidente ocorreu por volta das 17h10, quando o piloto estava a tentar fazer uma aterragem de emergência no aeródromo da Praia Verde, poucos minutos depois de ter descolado, acabando por cair a poucos metros da estrada que liga S.Bartolomeu a Castro Marim, na zona da Fornalha (Sobral de Baixo), próximo da estação da CP de S.Bartolomeu do Sul.
O piloto guardava o aparelho num angar junto à EN 125 em Aldeia Nova e utilizava o aeródromo da Praia Verde para os seus voos. À semelhança de outros pilotos de pequenos aparelhos e asa delta que continuam a usar a pista apesar do aeródromo estar oficialmente encerrado. Existe no entanto um projecto para a sua modernização e reabertura.O último acidente registado nesta área, foi há dez anos e vitimou dois irmãos residentes no concelho de Vila Real de Santo António, que voavam num pequeno monovolume.