15 março 2011 13:30
15 março 2011 13:30

Quantas vezes nos deparamos com esta situação? Vamos dar uma festa para um razoável número de convidados, mas não sabemos que quantidades de bebida e comida comprar. Para não desperdiçar ou faltar alimentos, aprenda a calcular.
Qual é a dona de casa que já não se deparou com uma situação embaraçosa, como a de ter convidados em sua casa, a perguntarem por mais bebida, seja álcool, sejam refrigerantes? É nesse momento que você percebe que, por exemplo, já acabou o vinho tinto e que até há outras bebidas que sobram, mas que poucos tocaram.
O mesmo acontece também com aquele cheesecake que também havia para sobremesa. E você pergunta-se, mas porque razão é que toda a gente quis o mesmo doce de sobremesa e ninguém tocou na mousse?
Estas e outras perguntas são pura perda e tempo, porque não só não resolve nada, como também vai acabar por ter desperdícios em sobras mais sobras.
Há formas mais precisas para se saber calcular a quantidade e a variedade de acordo com o número de convidados para evitar dissabores.
Calcular bebidas
A primeira coisa a termos em conta é o tipo de festa que vamos dar. Se é um jantar formal à mesa, se se trata apenas de uns amigos que vão ver o jogo de futebol com o seu marido, se, por outro lado, é um daqueles encontros no final da tarde com os filhos de todos os convidados.
Esta informação é necessária a ter em conta para se poder fazer um cálculo mais preciso nas bebidas.
Evidentemente se se tratar de alguns amigos do seu marido para ver o futebol lá em casa, deve apostar mais em cerveja ou Coca-Cola.
Por outro lado, se for um jantar mais formal à mesa, deve ter vinho tinto, vinho branco, espumante, cerveja, sumo ou e refrigerante, whisky, água mineral.
Mas vamos às quantidades.
Cerveja
Se a Cerveja for a bebida alcoólica principal da festa, deve calcular 700ml por convidado. É o equivalente a duas latas de cerveja por cada pessoa.
Se a cerveja for apenas mais uma bebida alcoólica suplementar, calcule 700ml por cada 4 convidados.
Vinho tinto
- 1 garrafa por cada 4 pessoas
Vinho branco
- 1 garrafa por cada 3 pessoas
Espumante
Se o espumante for a única bebida alcoólica da festa, numa situação em que as visitas apareçam apenas para cortar o bolo de aniversário, por exemplo, é conveniente calcular:
- 1 garrafa por cada 2 convidados
Se houver outras bebidas alcoólicas na festa e este seja apenas para brindar, então conte com:
- 1 garrafa por cada 6 convidados
Whisky
- 1 garrafa por cada 6 convidados
Água
- 1 garrafa de ½ Litro por cada convidado
Sumos ou refrigerantes
Se na festa houver apenas refrigerantes ou muitas crianças, tenha atenção às quantidades que compra. Neste caso o ideal é:
- 600ml por convidado
Se houver outras bebidas na festa, deve contar com:
- 400ml por cada convidado.
Calcular Comida
Entradas:
6 unidades de salgadinhos por cada pessoa (exemplo: rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau)
Almoço/jantar
Massa: 200g por pessoa
Carne: 200g por pessoa
Churrasco: 300g por pessoa
Arroz de marisco: 120g de arroz cozido por pessoa
Sobremesas:
O importante a ter em conta nas sobremesas, é que a quantidade de cada tipo diferente de sobremesas existentes, tem de ser suficiente para todos os convidados. Não deve compensar uma sobremesa por outra.
Doces:
Bolo, cheesecake, pudim: 100g por convidado;
Docinhos:
6 unidades por pessoa é o ideal;
Frutas:
150g por cada convidado;
Gelado:
Calcule 2 bolas de gelado por cada pessoa;
Se seguir estas medidas, verá que muito dificilmente faltará alguma coisa aos seus convidados e você pode aproveitar mais e melhor a sua própria festa.
Por isso, divirta-se!
A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.