A vida de saltos altos

As Serviçais: tudo começa com um segredo

30 janeiro 2012 9:00

Sofia Rijo (sapato nº 39) (www.expresso.pt)

30 janeiro 2012 9:00

Sofia Rijo (sapato nº 39) (www.expresso.pt)

Nos idos anos 60, no sulista e racista estado do Mississipi, as crianças eram criadas pelas empregadas negras desde o nascimento, mas estas estavam impedidas de usar a mesma casa de banho que as patroas brancas e eram acusadas de forma recorrente de roubo. "The Help", ou "As Serviçais" em português entra este ano na corrida aos óscares, entre eles o de melhor filme.   

Um retrato social feminino da sociedade sulista do estado do Mississipi, EUA, baseado na obra literária homónima de Kathryn Stockett. Esta longa metragem conta a história da recém-licenciada, jornalista e aspirante a escritora Skeeter (Emma Stone), e as criadas Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer). São três mulheres com caminhos de vida diferentes, uma delas letrada e pressionada pela mãe para o casamento, uma obrigação social da época (e com data de validade) e outras duas criadas por imposição social e tom de pele, que em conjunto constroem uma amizade improvável, edificada através de um livro, que se revelou um projecto que quebra as regras sociais e raciais impostas pela época, e revoluciona a pequena cidade de Jackson.

Desde as primeiras cenas, a vida de todas as mulheres envolvidas projecto, começando nas criadas que a medo contam as sevícias a que são sujeitas, e as patroas postas a nu pela crueldade que parece passar de geração em geração, envolvem-nos e colam-nos ao écran num misto de melancolia, humor e esperança, em que "tudo começa com um segredo".

É uma história no feminino, e arrisco-me a dizer para o feminino, inesquecível pelo humor, esperança, tristeza e mesmo vergonha que habitavam o estado do Mississipi nos anos 60, em que a vida de brancas e negras estava traçada assim que nasciam. São mulheres mimadas, cruéis, fúteis e mesquinhas que se cruzam com as sobreviventes que trabalham, de geração em geração como criadas,para famílias endinheiradas, criam filhos com o mesmo amor que criariam os seus, se pudessem ter vida própria. É esta a odisseia que decidem contar na primeira pessoa, à curiosa e destemida Skeeter, as suas histórias secretas de vida enquanto empregadas, e o racismo a que são expostas.

Filmes a Óscar - Mulheres candidatas a favoritos

"As Serviçais" é um filme a ver ou rever, que merecia, a par com "A Dama de Ferro" protagonizado por Meryl Streep, receber um Óscar, pelo simples facto de mostrar uma vez mais a importância das mulheres no Mundo, e as lutas travadas para encontrarem a igualdade social de direitos.

Ana Areal, Liliana Coelho, Paula Cosme Pinto, Sofia Rijo, Solange Cosme

Editora: Plátano (coleção Livros de Seda)

Preço: 11,80€ em loja, 10,62€ se for adquirido via site da Editora Plátano

Páginas: 158

ISBN: 9789727708598

Saiba mais sobre o livro:

Um livro lançado... em Saltos Altos (vídeo e fotogaleria) Blogue mais feminino do Expresso chega às livrarias (vídeo)

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.