6 agosto 2011 9:00
6 agosto 2011 9:00
A família, o trabalho, os relacionamentos, a vida em geral coloca-nos constantemente à prova. São inúmeros os desafios que temos que superar para sobreviver. Contudo, uns indivíduos conseguem-no com mais facilidade do que outros. A diferença está em ser ou não ser resiliente.
Você é resiliente?
É uma pessoa que lida bem com as vicissitudes e reage de forma positiva às dificuldades e adversidades ou, pelo contrário, tem pensamentos negativos e comportamentos de negação ou evitação face a essas circunstâncias?
A pessoa resiliente é elástica, tem capacidade de resistir ao choque e voltar a um estado de equilíbrio natural, mesmo que isso exija um grande esforço.
A resiliência faz com que uma pessoa supere desafios e, acima de tudo, se supere a si própria, estando mais preparada para competir e ser feliz. Por isso não é de estranhar que esta seja uma das qualidades mais apreciadas no profissional dos dias de hoje.Portanto, se a resiliência não é o seu ponto forte, procure desenvolvê-la.
Um exemplo de resiliência
Existem vários exemplos de resiliência mas não resisto a falar de João Carlos Martins, um pianista brasileiro, considerado um dos maiores intérpretes de Bach, que após perder o movimento das mãos (primeiro, num acidente e, anos mais tarde, num assalto) se reinventa como maestro e conquista reconhecimento internacional.
João Carlos Martins é um exemplo de superação pessoal, de determinação e de coragem. A sua paixão pela música e pela vida inspira-nos. Vale a pena conhecer a sua história: