VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional)

Liderança exemplar não dá maus exemplos

5 julho 2011 12:00

www.expresso.pt

5 julho 2011 12:00

www.expresso.pt

Há quem diga que a arte de liderar não é para qualquer pessoa e até quem considere que se nasce ou não com esse perfil. Será que é mesmo assim?

Habitualmente, vemos um/a líder como alguém com carisma, que consegue mobilizar pessoas para o alcance de objectivos e, simultaneamente, manter um bom clima de trabalho. Apesar de parecer uma tarefa simples, a prática da liderança tem muito que se lhe diga e é muitas vezes a grande dor de cabeça de gestores de equipas. Mais ainda quando na equipa existe alguém reconhecido como líder pelos demais. É que nem todos os chefes são líderes e nem todos os líderes são chefes, verdade?

Por isso mesmo, são muitas as pessoas que se questionam sobre as habilidades que devem reunir para exercer uma boa liderança. Se procurarmos a resposta em livros, artigos e manuais conseguimos fazer uma lista considerável de características mas há uma que pode (ou deve) prevalecer sobre todas as outras porque nela está tudo o resto: "dar o exemplo". Talvez por isso, Tácito, considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade, tenha dito um dia que "os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder". E é bem verdade.

Esta questão da liderança é tão transversal que se aplica não só no exercício da profissão mas também na vida em geral. Por exemplo, da mesma forma que as crianças são o nosso espelho, as pessoas que lideramos também o são. Por isso, seja um bom exemplo. Veja este pequeno vídeo:

Clique na imagem para ver o vídeo

Clique na imagem para ver o vídeo

Este espaço também é seu! Se quiser sugerir temas, envie as suas propostas para ana.santiago.lopes@gmail.com.

Seja bem-vindo/a ao VIPP!

Quem é Ana Santiago? Conheça a autora do blogue VIPP