Reunião Geral de Alunos

A lição americana na Educação Portuguesa

João Monteiro Silva (Curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto)

29 julho 2011 15:00

29 julho 2011 15:00

Muitas vezes me perguntei por que motivo a América, em cerca de 50 anos, se tornou o país mais próspero do mundo. Porquê? Quando existem outros países, tão grandes ou maiores, tão ou mais ricos no seu subsolo, tão ou mais inteligentes nos seus quadros.

TECNOLOGIA E CIÊNCIA

A resposta é uma: os americanos têm uma ideia sobre o país que querem. Que vai para além da bandeira e do hino que os une a todos. E essa ideia expressa-se tendo existência real no 'american dream' e no 'american way of life'. Nova questão. Porque não temos também o 'sonho português' ou o 'estilo de vida português'? Resposta relativamente óbvia: porque não temos uma ideia sobre o que queremos para Portugal.

Do meu ponto de vista é isto que falta em Portugal. Uma ideia! Uma ideia do que queremos para o nosso país! Mas uma ideia séria, estruturada, arrojada e corajosa que nos aponte um caminho a 25 anos. Sem uma ideia vamos viver tendo no horizonte juros a pagar a que no futuro se somarão ainda mais juros. E não sairemos desta espiral de mediocridade. Uma ideia! E coragem para a colocar em prática. É tudo quanto necessitamos. E é, por isso, um trabalho gigantesco, colossal, para o qual nos devemos preparar.

Na Escola, porque os executores dessa ideia estão necessariamente nas escolas e nas universidades e precisamos de os mobilizar para essa ideia. Sem eles nada feito!