23 setembro 2010 11:34
O Ministro ARAI Tatsuo da Embaixada do Japão estará presente na Quinta da Bonjóia, no Porto, hoje, às 21h30 para proferir uma palestra com o tema - Culinária Japonesa e Hábitos Alimentares no Japão - a influência portuguesa na gastronomia japonesa.
23 setembro 2010 11:34
A Influência portuguesa na gastronomia japonesa
Do ponto de vista da ligação histórica, podemos sublinhar o facto de que os alimentos de origem portuguesa tais como "Tempura", "Kasutera" e "Kompeito" supostamente foram trazidos para o Japão por missionários e comerciantes portugueses no século XVII e ali se radicaram como comida japonesa.
O "Kompeito" é um doce ou rebuçado japonês muito tradicional. O seu ingrediente fundamental é apenas açúcar e é considerado praticamente um cubo de açúcar. No entanto, o processo de confeccionar este doce necessita de imensa dedicação e cuidados. Isto é, é preciso continuar a tomar conta dos grãos do "Kompeito", deitando açúcar por cima deles pouco a pouco numa grande panela rolante, e mexendo-os de maneira cuidadosa e experiente durante cerca de 20 dias até que se formem as partes convexas lindamente na sua superfície. Por sinal, o mecanismo da produçao natural destas partes convexas sofisticadas ainda não está muito bem explicado cientificamente.
De qualquer maneira, nesses tempos, o "Kompeito" era uma iguaria extremamente preciosa por causa da raridade do açúcar e também pelos cuidados exigidos na sua confecçao. Parece que este rebuçado japonês se encontrava entre as ofertas do missionário português Luís Fróis, ao então governador do Japão, Oda Nobunaga, e ainda hoje, pode encontrar-se nos presentes da Casa Imperial.
Quanto à origem da palavra "Kompeito", é quase certo que a palavra portuguesa "confeito" deu origem a esta palavra japonesa, como se pode atestar do facto de que a palavra "confeitaria" significa uma loja que vende doçarias. No entanto, ainda não sabemos ao certo como era realmente o doce ou rebuçado português que foi trazido para o Japão no século XVI e que deu origem ao "Kompeito".
Coordenação
Cristina Castel-Branco e João Paulo Oliveira e Costa
Assistência Tecnica
Inês Pinto Coelho e Margarida Paes
Colaboradores
Alexandra Curvelo, Ana Fernandes Pinto, Leonilda Alfarrobinha, Pedro Canavarro, Ayano Shinzato D. Pereira, Alberto Vaz da Silva, Ana Maria Ramalho Proserpio, Alexandre Pereira, Ministro Arai Tatsuo

