O Vento nas Velas

A Arte de José de Guimarães no Japão

27 outubro 2010 10:00

Manuel Gervásio de Almeida Leite

O centro da cidade de Kushiro, Japão

Há várias décadas que este pintor e escultor português é muito apreciado no Japão, agora vai ter uma casa-museu em sua honra no País do Sol Nascente.

27 outubro 2010 10:00

Manuel Gervásio de Almeida Leite

Do extremo Norte ao Sul daquele país encontram-se numerosos trabalhos de José de Guimarães, alguns de grande dimensão, em espaços públicos, galerias, museus e colecções particulares.

Amigos japoneses resolveram agora fazer o seu inventário: são já 410 peças de José de Guimarães no Japão, sendo não só o artista português mais representado no País do Sol Nascente, mas também entre todos os estrangeiros, e tantos são, de que se conhecem obras naquele país.

De destacar será o notável trabalho que fez na renovação urbana de Kuchiro (na ilha de Hokkaido), dando alegria e vida ao, até então, despojado centro histórico da cidade. Prevê-se agora a instalação, numa antiga casa tradicional japonesa, de um museu contendo modelos ou representações (em miniatura) dos seus trabalhos espalhados pelo arquipélago nipónico.

Bibliografia - José de Guimarães nasceu em 1939, em Guimarães e é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea. Com uma obra notável, particularmente na pintura, fez também incursões na escultura e noutras actividades criativas a nível estético, quer nacional, quer internacionalmente. Na sua obra, a cor desempenha um papel fundamental e a sua temática principal é o corpo humano. Um dos mais galardoados estetas portugueses, José de Guimarães encontra-se representado em museus e colecções públicas espalhados por todo o Mundo.





Coordenação



Cristina Castel-Branco e João Paulo Oliveira e Costa



Assistência Tecnica



Inês Pinto Coelho e Margarida Paes



Colaboradores



Alexandra Curvelo, Ana Fernandes Pinto, Leonilda Alfarrobinha, Pedro Canavarro, Ayano Shinzato D. Pereira, Alberto Vaz da Silva, Ana Maria Ramalho Proserpio, Alexandre Pereira, Ana Sofia Guerreiro, Manuel Gervásio de Almeida Leite